Educadores da área rural de Acrelândia recebem orientações sobre Novo Ensino Médio

Acre

23.02.2022

As equipes gestoras das escolas da área rural de Acrelândia, localizado a 108Km da capital do Acre, participaram de uma capacitação sobre o Novo Ensino Médio, que será implementado em todo o país este ano. 

De acordo com a coordenadora de Ensino da representação da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) no município, Wildna Schumacher, o objetivo é manter as equipes das escolas alinhadas para que se cumpra o que é regulamentado pela Base Nacional Comum Curricular. “A intenção é encontrar a melhor maneira de ofertar as novas disciplinas para que os alunos se adaptem às mudanças”, explica. 

A implementação se dará de forma gradual, começando pelas primeiras séries do ensino médio. Em 2023, serão incluídas as segundas séries e em 2024 o ciclo será fechado com a inclusão das terceiras séries. 

No Acre, o currículo do Novo Ensino Médio foi aprovado em dezembro de 2021 e tem como principais mudanças a implementação do Projeto de Vida, que será o ponto de partida da formação do aluno, com o qual ele tem a possibilidade de planejar o melhor caminho para uma formação que atenda seus anseios profissionais e pessoais; a escolha dos Itinerários Formativos, pelos quais o aluno poderá escolher o caminho de aprofundamento de estudo, conforme as possibilidades ofertadas pela escola e que atenda ao seu Projeto de Vida; e o aumento da carga horária. 

É importante entender que os Itinerários Formativos das escolas acreanas são compostos por Língua Espanhola, Disciplinas Eletivas, o Projeto de Vida do Estudante e as Rotas de Aprofundamento. Já no primeiro ano do ensino médio, o estudante deve escolher um itinerário para seguir, conforme o seu Projeto de Vida.

As disciplinas que antes formavam o currículo do antigo Ensino Médio dão lugar às áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da formação técnica e profissional. 

Por: Dayana Soares