Educadores compartilham experiências sobre a escuta ativa realizada nas escolas durante formação de líderes

Tocantins

10.06.2022

Como forma de continuar motivando todos os servidores que atuam nas escolas, a Secretaria da Educação (Seduc) prossegue com o processo de formação continuada de Líderes 2022, ofertado por meio das plataformas virtuais. A formação está sendo realizada nesta sexta-feira, 10, e continuará no sábado, 11, e conta com um público de quase 700 pessoas, entre professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, de bibliotecas, de programa e de projetos e orientadores educacionais.

No primeiro dia, a formação foi realizada de forma on-line, por meio do canal do Youtube da TV Seduc Tocantins e, no sábado, será realizada pela plataforma Moodle/Seduc. 

A formação teve início com reflexões sobre o papel do líder no processo de aprendizagem dos estudantes, sobre as experiências com o projeto Mentoria e sobre a utilização das bibliotecas escolares. 

A professora Lêda Maria Tomazi Fagundes, da Gerência de Gestão Educacional da Seduc, abordou a importância de compreender os tipos de liderança. “Estamos falando de uma liderança positiva que promova impacto nas aprendizagens. Que motiva os profissionais da escola e estes atuam com mais vontade de aprender e de fazer. Um líder talentoso lê e compreende todos os espaços de aprendizagens da escola e atua em todas as dimensões. A liderança de um gestor escolar tem um impacto positivo na nota do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] de até 12 pontos, seja na prova de Matemática ou na prova de Língua Portuguesa”, explicou a professora. 

A educadora Lêda Maria Tomazi Fagundes abordou os tipos de liderança e os impactos de suas ações no andamento da rotina da escola e no exercício das tarefas das pessoas que fazem parte da unidade escolar. “Uma liderança pode promover influência negativa ou positiva nos afazeres da instituição de ensino”, frisou ela. 

Projeto Mentoria 

Houve uma apresentação sobre o projeto Mentoria, elaborado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e, no Tocantins, está sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação, por meio de uma parceria. 

O projeto tem o objetivo de facilitar aos diretores escolares a encontrarem soluções para os desafios de forma mais colaborativa.  A professora Lêda Maria Tomazi Fagundes esclareceu que no Tocantins 12 diretores escolares já estão fazendo parte da experiência com o projeto Mentoria, que corresponde à atuação mais cooperativa, em que os desafios e soluções para os problemas que envolvem as escolas são compartilhados. 

Experiências

O diretor da Escola Estadual de Tempo Integral Regina Siqueira Campos, de Paraíso do Tocantins, Bruno Rodrigues Rosa, que faz parte do projeto Mentoria, compartilhou uma experiência que está desenvolvendo com o Conselho de Classe. Lá, os estudantes estão sendo chamados para colaborarem com as ações, eles são ouvidos e questionados a participarem de forma mais efetiva sobre a tomada de decisões da escola. “Estamos vivendo essa nova experiência da escuta ativa e da tomada de decisões colaborativa e tem sido muito produtivo. No nosso caso, a maioria dos colaboradores atua de forma positiva para alcançarmos os objetos que desejamos para a escola”, comentou. 

Outra pessoa que também apresentou sua experiência com a escuta ativa, uma ferramenta que integra o projeto Mentoria, foi a diretora da Escola Estadual Fazenda Dezesseis, localizada em Augustinópolis, Tatiane Maria Padilha. Lá, a escola criou o projeto Fala que eu te escuto que nasceu a partir do resultado obtido no primeiro bimestre de 2022 com a escuta ativa. “Aprendemos a escutar com compreensão, a mostrar para quem atendemos a sua importância para a escola”, ressaltou a diretora. 

A escola fez um levantamento socioemocional dos estudantes e dos servidores e percebeu a necessidade de criar espaços de acolhimento, locais que funcionam para um ouvir o outro. “Identificamos situações de pessoas com baixa autoestima, com ansiedade, com depressão, então criamos esses espaços de escuta ativa. E para isso, contamos com os escutadores. O estudante agenda na secretaria da escola um horário e pode escolher entre os escutadores, a pessoa que ele tem mais afinidade para falar”, afirmou Tatiane Maria Padilha. A ideia deu tão certo que a escola já está firmando parcerias com psicólogos, com o Conselho Tutelar e outras instituições afins. 

Esses dois diretores escolares representarão o Tocantins no Seminário Internacional de Mentoria Escolar, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, em Brasília - DF.

A professora Marcivan Frasão, do Colégio Estadual Antenor Barreira, de Goianorte, contou que gostou da formação. “As colocações dos palestrantes estão sendo esclarecedoras e vem ao encontro com as minhas dúvidas”, frisou.

Bibliotecas

Também foi apresentado o resultado de um mapeamento das bibliotecas escolares realizada no período de 11 a 24 de abril de 2022, com o objetivo de conhecer o acervo, a estrutura e as atividades que estão sendo realizadas nas salas de leitura. 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins