Educadores catarinenses podem participar de Prêmios nacionais

Santa Catarina

14.08.2015

Diretores e professores das escolas públicas de todo o Brasil podem participar da Iniciativa Educadores do Brasil, por meio dos prêmios Professores do Brasil, do Ministério da Educação, e do Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. As inscrições irão até 14 de setembro.

O Educadores do Brasil unificou duas iniciativas já existentes. O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 e premia o professor que se destaca com mérito na melhoria da qualidade do ensino. O Gestão Escolar estimula e reconhece, desde 1999, boas práticas de gestão nas escolas públicas de educação básica.

Professores - Prêmio Professores do Brasil

Voltado a todos os professores, o prêmio busca valorizar profissionais que se destacam em sala de aula. Para se inscrever o professor precisa produzir um relato de experiência, evidenciando suas qualidades e resultados obtidos. Ao escrever sobre uma experiência vivida na sala de aula o participante tem a chance de desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. O professor pode participar enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos, professores de escolas públicas da educação básica.

Em 2014, a professora da EEB Silva Jardim, de Alfredo Wagner, Caroline Pereira, concorreu ao prêmio na categoria Júri Popular. No ano anterior ela foi a vencedora na categoria Educação Integral e Integrada. O trabalho desenvolvido pela professora foi feito durante o primeiro semestre de 2013. Alunos e professores se uniram para recordar a história, conhecer a cultura, elaborar um plano turístico e a biografia de 30 personalidades do município. “Trabalhamos o conteúdo de diferentes disciplinas em sala de aula, mas com cenário real: a nossa cidade. Iniciamos produzindo conteúdo e publicando no blog. Como a cidade é pequena, quando passamos na rua as pessoas falam que conhecem uma boa história para publicar e muitos nos encaminham”, explica Caroline. Professora de informática, o Facebook foi outra ferramenta utilizada para compartilhar as informações e em 2 meses mais de 60 mil pessoas já tinham acessado o blog. Em 2013, a professora foi a Brasília como finalista do prêmio e para sua surpresa foi a grande vencedora da sua categoria, desbancando mais de 3 mil outros projetos. No total, Caroline recebeu R$ 11 mil como prêmio.

Diretores - Prêmio Gestão Escolar

Com o Gestão Escolar os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação, a ser construído com a comunidade escolar. Podem participar diretores de escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.

A EEB Gomes Carneiro, de Xaxim, foi eleita a escola Referência do Estado de Santa Catarina pelo Prêmio Gestão Escolar 2013. Foi a primeira vez que uma escola da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê  foi contemplada com o prêmio, que avaliou três eixos importantes do plano gestor: planejamento e ações pedagógicas, resultados educacionais e plano de ação.

Para a diretora da unidade escolar, Zelci Maria Lorenzon, foi o resultado de um trabalho desenvolvido com alunos, professores e comunidade escolar voltado a uma reflexão de avaliação da administração. Durante o ano de 2012 a escola realizou diversos projetos e ações pedagógicas, entre eles, o conselho de classe participativo, que se tornou referência na região e o Projeto Virtudes, que objetiva eliminar a violência em sala de aula e trabalha com a cidadania, além do projeto que estimula a prática de leitura. 

“A educação se faz com pequenas ações, muito esforço e o envolvimento de todos. O resultado nos deixa feliz e com a certeza de que estamos no caminho certo”, explica a diretora. Como prêmio a diretora recebeu um intercâmbio para os Estados Unidos, onde durante 20 dias conheceu a prática e a realidade escolar americana. A escola recebeu R$ 6 mil.

Iniciativa Educadores do Brasil - A iniciativa foi estabelecida pelo MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visando ao avanço na qualificação do ensino. O foco é sobre a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) - Valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.

Os Prêmios - Concebido em 1998 pelo Consed o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do País. Já o Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade. Mais informações sobre o regulamento e a premiação: www.educadoresdobrasil.org.br.