Educação do Pará e Ideflor-bio promovem trilha para alunos cegos e com deficiência visual

Pará

12.08.2022

Cerca de 40 alunos participaram da programação no Parque Estadual do Utinga Camilo Viana

Nesta quinta-feira (11), é comemorado o Dia do Estudante. Para celebrar esta data, cerca de 40 alunos cegos e com deficiência visual, que frequentam a Unidade Educacional Especializada (UEEs) José Álvares de Azevedo, em Belém, participaram de uma trilha sensorial e imersiva no Parque Estadual do Utinga Camilo Viana, em Belém. 

Com o tema: “Um olhar inclusivo para os alunos com deficiência visual”, a programação foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio). A iniciativa busca possibilitar aos estudantes um contato mais próximo com a floresta amazônica, por meio da audição, olfato e do tato.

Voltando pela segunda vez ao local, o aluno Lucas Costa, de 16 anos, disse que é uma sensação indescritível sentir as folhas, o barulho dos pássaros, o chão irregular típico da floresta. Ele gostou da experiência.

“Estou muito feliz, porque é uma sensação maravilhosa poder sentir a mata, ouvir os bichos gritando, tocar nas plantas e abraçar as árvores. Vim na primeira trilha, agora voltei, novamente, e posso garantir que não enjoa e voltaria mais vezes, com toda a certeza”, enfatiza.

Para a estudante Ana Santa Brígida, de 13 anos, conhecer o Parque do Utinga era um sonho distante que, graças à parceria da Seduc e do Ideflor-bio, se tornou realidade. “É a primeira vez que estou vindo aqui, a experiência está sendo muito boa e conhecendo um pouco mais da nossa natureza. Pretendo vir outras vezes, gostei muito de fazer a trilha, já tinha escutado relatos de conhecidos que, assim como eu, são deficientes visuais e sempre tive vontade de colocar esse desejo em prática, até que veio essa oportunidade”.

INCLUSÃO

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que o trabalho da Coordenação de Educação Especial da Seduc, para garantir o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, representa mais uma forma de construir uma trajetória de inclusão e respeito desse público-alvo, na sociedade.

“Hoje, celebramos essa data tão importante para a Seduc com a presença dos nossos estudantes aqui, no Parque do Utinga, oportunizando esta trilha sensorial aos alunos com deficiência visual, para que eles tenham cada vez mais a oportunidade de acesso à educação, inclusão e transformação social. Portanto, desejo a todos os estudantes paraenses um feliz dia, seja da rede pública municipal, estadual, federal ou privada, porque estudar é importante e transforma a vida com certeza”, ressaltou. 

De acordo com a condutora ambiental, Karoline Oliveira, todos os locais deveriam ter esse tipo de serviço para garantir a inclusão das pessoas com deficiência. “Para facilitar o acesso à trilha, instalações cordas para guiá-los ao longo de todo o percurso, tornando a experiência mais segura e possibilitando autonomia aos estudantes. Com toda certeza, essa é uma atividade que precisa ser implantada dentro dos parques e que bom que o Parque do Utinga está seguindo este caminho”, frisou. 

Referência Em Ensino 

A UEEs José Álvares de Azevedo é o maior espaço de aprendizagem destinado para alunos com deficiência visual, no Pará, o qual completou 67 anos de fundação no dia 20 de abril de 2022. A unidade é gerenciada pela Seduc, por meio da Coordenação de Educação Especial (Coees), e se destaca como referência no trabalho educacional para pessoas cegas e com deficiência visual, prestando diversos serviços excepcionais, seja no desenvolvimento de atividades no aspecto pedagógico, como também de orientação às pessoas acometidas por alguma situação e que acabaram desenvolvendo problemas na visão, a exemplo de perda total.

 

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)

Foto: Divulgação