Educação de São Paulo tem 3 mil classes a mais em 2023 em relação ao ano passado

São Paulo

09.05.2023

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que em 2023 foram abertas 3 mil classes a mais para atender a demanda do ano letivo, em comparação ao mesmo período de 2022 (101 mil).

Conforme ocorre todo ano, pode acontecer a adequação de classes ao longo do ano letivo dentro de cada ciclo de ensino, como os 0,3% de adequação deste 1° bimestre (104 mil). Essas mudanças seguem os critérios das Resoluções SE nº2/2016 e SE nº 62/2018.

As adequações ocorrem em outras turmas da mesma unidade e do mesmo turno, mantendo a rotina escolar dos alunos. E o quadro permanente de professores não tem perda de aula.

Portanto, é incorreto comparar a medida, prevista na legislação, com "fechamento de salas de aula", visto que as classes não serão fechadas para atender outra atividade escolar. 

É praxe da Seduc-SP o diálogo com a rede para a formação de classes, isso acontece todos os anos. Se, ao final de cada bimestre, a rede constatar o aumento ou diminuição da demanda escolar, a Diretoria de Ensino deverá reavaliar e proceder a devida adaptação de acordo com a realidade local. É dada total garantia pedagógica do ensino aos estudantes.