Educação Socioemocional é tema de palestras em evento da Secretaria

Mato Grosso

24.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) prossegue, na tarde desta quarta-feira (18.05), com o evento Trilha Emocional - série de palestras e oficinas com foco na Educação Socioemocional. O evento ocorre no Auditório do Senai, na Avenida XV de Novembro, em Cuiabá.

A programação começou às 08h com apresentação do Plano Estadual de Recuperação da Aprendizagem, pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto. A Seduc traçou um diagnóstico e criou um plano de recomposição da aprendizagem que será aplicado em todas as 700 unidades escolares da rede.

No período da tarde, a programação começa às 14h com a palestra Educação Socioemocional e Saúde – Prevenção para uma crise global pós-pandemia, proferida pelo CEO da Nuvem9Brasil, Paulo Abud.

A discussão prossegue às 14h20 com a palestra Esperança Mundial, tendo como palestrante a presidente do Cloud9World. Também consta apresentação da Cartilha e Pesquisa de Saúde Mental, além de uma oficina para profissionais da Educação com o tema Vivência Socioemocional.

A educação socioemocional consiste no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos estudantes, o que acontece dentro do contexto das instituições de ensino, com as devidas adequações ao currículo escolar tradicional.

A disciplina é trabalhada com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com enfoque nos valores Empatia, Responsabilidade e Respeito. “Estamos mudando o jeito de fazer educação, apostando em ensino de qualidade, além de valorizar professores e alunos, que são o futuro do amanhã”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Texto de Manoel Silva