Educação realiza seminário de iniciação científica para estudantes da rede pública em Axixá do Tocantins

Tocantins

11.10.2024

O Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, de Axixá do Tocantins, promoveu na última quarta-feira, 9, o “I Seminário de Iniciação Científica: Caminhos para o Fortalecimento do Protagonismo Científico”, que aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde Santa Maria. Além dos estudantes da unidade de ensino, também participaram os estudantes da Escola Estadual São Francisco de Assis e da Escola Municipal Osvaldo Reis.

O evento, que integra a programação da Semana de Ciências e Tecnologias da unidade escolar, teve como objetivo promover o protagonismo estudantil, a inclusão e a inovação, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes, bem como o fortalecimento da produção científica no ambiente escolar. 

Com a proposta de transformar o seminário em um evento anual, nesta primeira edição foram abordados temas como: método científico; escrita científica; e o protagonismo feminino na ciência. Também foi realizado durante o evento uma roda de conversa com estudantes egressos que atualmente cursam o Ensino Superior.

A diretora Maria Lida Pereira destacou a relevância da ação. “Essa ação fortalece a relação com os estudantes e a comunidade local, além de permitir a troca de conhecimento entre instituições, como foi o caso da participação dos estudantes da Escola Osvaldo Reis e da Escola São Francisco de Assis”.

Segundo o professor Carlos Cavalcante, as discussões científicas devem ser estimuladas em todas as etapas da educação de um indivíduo. “Um seminário de iniciação científica como esse dá ao aluno a oportunidade de vivenciar e discutir problemas contemporâneos, além de aprender como a ciência sistematiza o conhecimento, desde o campo das ideias até a aplicação. A ciência propõe soluções para todos os segmentos da sociedade, seja em problemas de caráter social ou tecnológico”, pontuou.

O estudante Guilherme Aires revela que ficou feliz pela iniciativa do projeto. “É um projeto muito importante para nós alunos, tanto pela oportunidade de aprender algo novo quanto para nos preparar para novas fases dos nossos estudos. Foi um seminário que abriu nossas mentes em vários aspectos, e já estou ansioso com expectativa para os próximos eventos”, afirmou.

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins