Educação realiza reunião de alinhamento com Universidade Internacional de Xi’an visando intercâmbio de estudantes para China

Paraíba

17.01.2024

A chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Lígia Fernandes, e os coordenadores do programa Conexão Mundo, Edith Rêgo e Valdeir Lopes, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (17), com representantes da da Xi'an International Studies University (XISU), que fica na província de Shaanxi, na China. O objetivo da reunião foi discutir a logística para implementação de intercâmbio de estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba para a universidade. O reitor da XISU, Pang Chenguang, participou da reunião representando a universidade.

A proposta inicial é que 50 estudantes do Ensino Médio embarquem para um intercâmbio de três meses na China para fazer um curso básico de mandarim e uma imersão na cultura chinesa. Além disso, está sendo estudada a possibilidade da realização de um curso técnico.

Dentre as ideias discutidas está a possibilidade de os estudantes selecionados para o intercâmbio residirem junto com estudantes da própria Xi'an International Studies University. Os intercambistas também poderão participar de Festivais Tradicionais da Cultura Chinesa, passeios pelos pontos turísticos e históricos da província de Shaanxi e visitas a outras cidades da região.

Edith Rêgo comentou sobre os trâmites da reunião e os próximos passos da parceria. “O objetivo foi tratar com a Universidade de Xi’an sobre esta negociaçaõ e sobre como vamos trabalhar para enviar os estudantes. Resolvemos trâmites administrativos como por exemplo onde vão ficar os estudantes, o que eles irão estudar, e também os detalhes para as próximas fases. Queremos assinar um termo de entendimento e, após firmada essa parceria, firmaremos um contrato. Teremos, posteriormente, as tratativas com a UFPB, para que os estudantes tenham aulas de Mandarim, e depois comecem a ter contato com a Xi’an”, explicou.

Lennox Lewis, representante da empresa Huaqi Trade, empresa que fará parceria com o Governo do Estado para promoção dos intercâmbios, também esteve presente na reunião. “A Huaqi Trade tem como objetivo promover esta ponte entre a China e o Estado da Paraíba. A Universidade é baseada na província de Shinxan e parte das atividades desta universidade é receber estudantes para que passem três meses vivenciando a cultura e a língua da China. Então, basicamente, atuamos nesta integração de Brasil e China” 

Projeto Conexão Mundo – O Conexão Mundo está integrado às políticas públicas de Internacionalização Escolar, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba por meio do intercâmbio de estudantes e professores com diversas instituições de ensino estrangeiras.