Educação realiza live do Programa Volta ao Novo II com o tema Desenvolvendo Competências Socioemocionais

Tocantins

26.05.2022

Odenice Rocha/Governo do Tocantins

Nesta quinta-feira, 26, professores e orientadores educacionais da rede estadual participaram da live de apresentação do Programa Volta ao Novo II: Desenvolvendo Competências Socioemocionais. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aderiu à iniciativa que oferece apoio socioemocional para professores e é desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). 

Em 2021, a Seduc iniciou as formações do programa para profissionais da rede atuarem como multiplicadores nas 496 unidades escolares do Estado. As atividades propõem possibilidades de atuação em cenário de crise para o controle da ansiedade, manutenção da motivação e do engajamento, além do fortalecimento do trabalho em equipe. 

Durante o encontro on-line, o gerente do núcleo de integração de soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna, Helton Souto Lima, destacou que o Tocantins é um importante parceiro para a execução do programa. “O Volta ao Novo surgiu para construir redes de atuação que fortaleçam a educação, com a construção de redes de transformação: para as secretarias de educação, para os gestores escolares, para os educadores e para os estudantes”, ressaltou.

O Volta ao Novo II é organizado em cinco módulos focados em macro competências na autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo, consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno e que influenciam no desenvolvimento escolar. 

A superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, enfatizou a importância das escolas participarem das atividades. “Como dizia Rubem Alves, toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. O fortalecimento socioemocional faz parte do planejamento de recomposição das aprendizagens e essa formação faz a abordagem da necessidade do desenvolvimento das competências em sala de aula”, afirmou a professora Markes. 

A live foi mediada pela orientadora educacional de Formação Continuada da Seduc, Seila Pugas.