Educação realiza live de mobilização para a Semana da Escuta das Adolescências

Tocantins

17.05.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta sexta-feira, 17, live para mobilizar as Superintendências Regionais de Educação (SREs) e as unidades escolares para a “Semana da Escuta das Adolescências”. A escuta é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e na rede estadual será realizada de 20 a 27 deste mês.

A Semana da Escuta é uma ação estratégica que busca conhecer, de forma mais aprofundada, os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, com enfoque em dimensões conectadas à aprendizagem, ao clima e à convivência, à inovação e à participação, para assim fortalecer a etapa de ensino. A ação visa a elaboração de um diagnóstico que será produzido pelo MEC e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e Unicef (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância).

Na abertura do encontro on-line, a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, destacou a importância da escuta. “É uma iniciativa louvável do Ministério da Educação. E para construir uma política exequível é necessário ouvir as pessoas que serão atendidas por essa política, que são nossos adolescentes. É importante a construção coletiva das políticas públicas, com a audição e participação de todos, na parceria dos entes federativos”, enfatizou.

A presidente da Undime-TO, Luiza Brasileiro, participou do encontro e ressaltou a importância da escuta dos adolescentes para a melhoria da qualidade da educação. “A iniciativa traz mais significado para a vida dos estudantes, bem como para professores e diretores. A partir dessa escuta, a gestão se torna mais assertiva, democrática e sensível às necessidades de cada um desses jovens”.

Também participaram do encontro on-line os estudantes protagonistas Jonathas Matheus Duarte Nonato, Jeferson Mizael e Lara França Lima, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória, de Palmas.

Para Jonathas, é primordial que a escola proporcione esses momentos para ouvi-los. “Essa escuta é necessária, pois nós vamos poder mostrar nossos anseios não só na escola, mas em toda a sociedade. Também é importante para saber como os gestores poderão lidar com a evasão escolar, dificuldade de aprendizagem, entre outras situações”, ponderou.

 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins