Educação realiza I Oficina para Grêmios e Líderes Estudantis na Regional de Guaraí

Tocantins

18.06.2024

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu nesta terça-feira, 18, a I Oficina para Grêmios e Líderes Estudantis na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí. A formação conta com a presença dos líderes e presidentes de grêmios de todas as unidades escolares dos oitos municípios pertencentes à regional. 

O objetivo da oficina é desenvolver habilidades de liderança e autonomia, promover aos estudantes das unidades escolares do território do Tocantins maior engajamento, motivação, bem como assumir papel ativo na vida pessoal e acadêmica. O grêmio e as lideranças estudantis têm uma função fundamental nas escolas e instituições de ensino, porque valorizam a opinião dos alunos, mostrando que suas vozes têm importância e que eles podem influenciar positivamente o ambiente em que estão inseridos.

A presidente do grêmio do Colégio Estadual Antônio Alencar Leão, Thayná Monik Pinheiro Silva, 13 anos, explicou que busca informações para ajudar na atuação do grêmio em sua escola. “Eu vim aprender e ouvir o que posso melhorar na minha escola e na minha vida, porque participar de um grêmio também vai dar a oportunidade de mudar a história de vida da gente, por desenvolver habilidades de liderança, negociação, organização e trabalho em equipe, que são valiosas tanto no ambiente escolar quanto na vida da gente fora da escola”.

A técnica do Protagonismo Juvenil da Seduc, Verni Oliveira Fucks, ressaltou a importância da formação de lideranças, fazendo com que os estudantes reconheçam que a liderança na escola é importante também para o mercado de trabalho. “Geralmente, a liderança desperta no momento estudantil, por isso, focamos na função deles enquanto representantes dos alunos para fortalecer a unidade escolar e nas atribuições de contribuir na gestão democrática da escola. Abordamos para serem parceiros na divulgação dos projetos da Seduc, como o Jovem Senador, Jovem Embaixador, que às vezes são oportunidades únicas na vida dos alunos”.

Sobre a função e área de atuação dos grêmios, a técnica da gerência de Protagonismo Juvenil da Seduc, Eliane dos Santos Alecrim, ministrou a oficina com informações e orientações práticas. “Para alguns estudantes será uma ação que eles já conhecem, mas tem novos integrantes, então vamos reforçar para alinhar as equipes a fim de promover o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico dos alunos e uma educação mais completa e engajada no protagonismo juvenil”.

De acordo com a superintendente Regional de Educação de Guaraí, Priscila Arataque, incentivar a formação de líderes e de grêmios é importante para a promoção de um ambiente democrático nas unidades escolares. “Enquanto líderes, também é nossa função oportunizar chances de reconhecimento, de valorização e de trabalho. O tempo que eu estive com os líderes e com o grêmio, pude perceber o potencial desses estudantes. Aqui na Superintendência, por exemplo, temos três ex-líderes, ex-presidentes gremistas que estão somando com a nossa equipe. Então precisamos reforçar que eles precisam realmente atuar, acreditar e ver que é possível, que a liderança não será destaque apenas na vida estudantil, mas no lado profissional também”.

 

SRE Guaraí/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins