Educação realiza formatura de estudantes Privados de Liberdade do 3º Segmento da Educação de Jovens e Adultos

Tocantins

21.12.2022

Lenna Borges/Governo do Tocantins

 

Na manhã dessa segunda-feira, 19, cinco estudantes formandos do 3º Segmento da Educação de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Ensino Médio EJA PPL), do Colégio Cívico Militar Professor José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis participaram da cerimônia de formatura de conclusão do Ensino Médio EJA PPL.

A cerimônia de formatura ocorreu no Auditório da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Tocantinópolis, e contou com a presença de familiares, professores, equipe gestora da unidade escolar e da Diretoria Regional de Educação (DRE) Tocantinópolis, assessores, técnicos, agentes da Unidade Penal além de autoridades públicas e militares. 

Para a gestora da unidade escolar, Irene Moraes de Sousa Alves, “a formatura dos concluintes se torna um momento em que externamos o resultado de uma caminhada de ensino e aprendizagem que culminou num evento de grande porte. Realizar uma solenidade de formatura para pessoas privadas de liberdade fora do ambiente carcerário foi uma conquista incomensurável e demonstra o reconhecimento de que a educação transforma pessoas, independente do ambiente em que convivem”

O estudante formando, D. S. C. disse que é muito gratificante concluir mais uma etapa de vida e que essa formatura é uma oportunidade que tem de está junto com representantes de todos os setores da sociedade, familiares e dizer que a educação transforma pessoas. “Estamos limitados na prisão, mas nossa mente é livre pra adquirir conhecimento e mudar nossa trajetória. Como orador da turma aproveito para declarar que a escolha sempre será minha, tenho a oportunidade de concluir o ensino médio e cursar uma faculdade, pois faremos o ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio] e iremos ser aprovados, e se não for, tentaremos de novo”, prometeu.

A irmã de um formando, Gislaine Saraiva de Sousa, agradeceu aos envolvidos pela oportunidade de prestigiar esse momento tão importante para ela e ao irmão C. H. S. que está se formando e concluindo mais uma etapa. “Foi um momento gratificante de ver e aplaudir mais uma conquista, onde tive a oportunidade de abraçá-lo e comemorar esse dia tão especial”.

Para a professora da Área de Linguagens e suas tecnologias, Walderice Santos Silva, “os resultados humanos e acadêmicos que vemos hoje se devem a um corpo docente qualificado, em contínua formação, que soube construir espaços propícios para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes privados de liberdade. Esta solenidade de formatura representa o resultado do esforço e da dedicação dos alunos e professores, em sintonia com a equipe pedagógica e direção do Colégio Cívico Militar Professor José Carneiro de Brito”.

Também presente na cerimônia, o diretor da DRE Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa, disse que o momento marca a história da Educação em Prisões na Regional onde todos os parceiros envolvidos estiveram presentes para celebrar o resultado de uma caminhada de ensino e aprendizagem que culminou na cerimônia de formatura. “Uma solenidade de conclusão de grau para pessoas privadas de liberdade fora da unidade penal, em um auditório da polícia militar foi uma conquista memorável. E tudo se deve à confiança dos parceiros da Unidade Penal de Tocantinópolis no trabalho realizado pela educação”, completou.

 

Revisão Textual: Karleane Rodrigues Ferreira/Governo do Tocantins