Educação realiza formação preparatória para o início do segundo semestre letivo

Tocantins

01.08.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira, 1º, formação continuada com o tema “Plano Político Pedagógico (PPP): Como Estruturar a Política de Avaliação da Aprendizagem?”, direcionada aos professores e equipes das 503 unidades escolares da rede estadual de ensino. Realizada pelo canal da Seduc no YouTube, a formação teve como objetivo preparar as equipes escolares para o início do segundo semestre letivo, que terá início nesta terça-feira, 02.

Com mais de dois mil acessos simultâneos, a formação contou com a participação de Celso Vasconcelos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), que abordou o tema “PPP – Como Estruturar a Política de Avaliação da Aprendizagem?”. A programação também incluiu a palestra “Desenvolvimento Sociemocional e Avaliação: o trabalho da equipe multiprofissional”, com Isolda Pacine, diretora de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais da Seduc.

O titular da Seduc, Fábio Vaz, enfatizou a importância da formação como um momento estratégico para o início do semestre letivo. 

“Temos o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade, baseada em avaliações consistentes e no desenvolvimento socioemocional tanto dos nossos estudantes, quanto de todas as equipes que fazem parte da rede estadual de educação. Com essa formação teremos um semestre ainda mais produtivo. Nosso objetivo é transformar vidas por meio da educação”, disse.

Palestras

O professor Celso Vasconcellos destacou entre diversos temas o processo de avaliação e importância do plano de trabalho. 

"A avaliação visa atingir nossos objetivos e cada professor deve incluí-la no seu plano de aula. Já o PPP traz fundamentalmente três partes que são a análise da realidade, a perspectiva a ser alcançada e o plano de ação que guia a transformação da realidade", pontuou.

Em sua palestra, Isolda Pacine comentou sobre a importância da empatia nos espaços escolares.

 “O comportamento socioemocional desempenha um papel fundamental na aprendizagem no espaço escolar. Quando os alunos desenvolvem habilidades como empatia, autocontrole, cooperação e resolução de problemas, eles se tornam mais engajados e motivados no processo de aprendizagem. Além disso, essas habilidades ajudam a criar um ambiente escolar positivo, promovendo a convivência harmoniosa entre os estudantes e fortalecendo a construção de relações saudáveis”, enfatizou.

 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins