Educação realiza Formação Continuada para professores com foco na unidade curricular 'Projeto de Vida'

Tocantins

18.04.2024

Nesta quarta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu uma formação continuada, em colaboração com o Instituto Iungo. O tema abordado foi "Projeto de Vida: do currículo à sala de aula", direcionado aos professores responsáveis pela unidade curricular de Projeto de Vida, técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs), coordenadores pedagógicos e técnicos da Pasta.  A capacitação ofertada via moodle garante certificação com carga horária de 40 horas e segue até dia 17 de setembro.

A formação foi mediada pela professora Shana Aline Sitta, que estabeleceu uma análise com um paralelo entre as bonecas Ritxòkò e o tema da formação. As bonecas Ritxòkò são obras de arte feitas em cerâmica por mulheres indígenas da etnia Karajá, representando, dentre outras coisas, a transmissão de conhecimento entre gerações e os vários aspectos da vida humana. Nesse contexto, a professora Shana Aline conduziu os participantes a refletirem sobre como as bonecas também poderiam ser uma representação material do modo como os estudantes podem orientar seus próprios projetos de vida.

Durante a capacitação, ela também delimitou três dimensões propostas para compor o Projeto de Vida dos estudantes: Pessoal, Social e Profissional, deixando claro que essas dimensões são essenciais para orientar os estudantes na construção de seus caminhos e na definição de seus objetivos pessoais. 

Parcerias

O Instituto Iungo tem sido um parceiro constante em formações realizadas pela Seduc. Fundado com uma visão educacional integral e baseada no ato de agregar (significado de Iungo) o Instituto acredita na transformação da escola através do desenvolvimento integral dos estudantes e no apoio aos educadores como agentes-chave desse processo.

A gerente de Ensino Médio da Seduc, Iane Dias, ressaltou a importância da parceria e das formações. “Elas promovem um salto de qualidade, e como acontecem em rede, atingem a maior parte de nossos profissionais, conseguimos tornar mais uníssona a proposta de ensino, fazendo assim mais eficazes as ações e orientações”, explicou.

 

Marcos Miranda/Governo do Tocantins