Tocantins
06.06.2024Para consolidar e fortalecer o trabalho da Busca Ativa Escolar (BAE), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7, a Formação Continuada e o Monitoramento da Busca Ativa Escolar na Superintendência Regional de Educação (SRE), de Guaraí. A BAE é uma estratégia com a intenção de identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Participam da formação mais de 60 profissionais das equipes multiprofissionais, de 18 unidades escolares dos oito municípios da SRE, assessores de apoio aos municípios da SRE, coordenadores operacionais dos municípios e dirigentes municipais de Educação. Em pauta, a importância do Plano de Ação; oficina sobre as novas funcionalidades da plataforma e monitoramento das ações da BAE.
Para a superintendente da SRE, Priscilla Arataque, a presença das técnicas da Seduc na formação é uma consolidação da BAE na regional, uma vez que os esforços da Seduc e da SRE é que tenha a tríade, que é composta por orientador educacional, assisente social e psicólogo, dentro de cada unidade escolar. “Hoje temos a equipe multiprofissional em 99% das unidades de cada município, trabalhando e atuando na busca ativa escolar. Empenhamos para estar todas aqui para ter essa formação, que tem efeito significativo na prática, por isso, estou muito feliz em receber as tríades de todas as escolas da Regional de Guaraí e as técnicas da Seduc”, completou.
A técnica da Busca Ativa Escolar da Seduc, Sureia Maciel Souza, explicou que a formação é para atender aos anseios das unidades escolares com relação à BAE. “A gente tem colhido muitas informações, muitos relatos de experiências positivas. As equipes multiprofissionais das superintendências têm feito um trabalho de parceria com os municípios de excelência, no qual priorizam realmente a vida e a permanência do estudante nas unidades escolares”.
Participante das formações, a orientadora Educacional do Colégio Militar Dona Anaides Brito Miranda, de Guaraí, Marilene Godoi, explicou que as formações são, principalmente, sobre estratégias. “A troca de experiências com os nossos colegas enriquece o nosso trabalho. A equipe da Seduc, nas formações, proporciona ainda uma proximidade que faz com que esse trabalho se desenvolva melhor, porque temos a oportunidade de sanar nossas dúvidas e apresentar as evidências de como está sendo realizado o trabalho na escola”.
SRE Guaraí/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins