Educação realiza encontro para formação de inspetores escolares do Tocantins

Tocantins

21.11.2022

Willian Alves/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 21, o início do encontro entre inspetores escolares do Tocantins. A abertura do evento foi realizada no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, contou com a participação da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União, também da capital. 

A formação é dividida em duas etapas, sendo a primeira voltada para cerca de 150 inspetores escolares das redes municipais de educação e a segunda para aproximadamente 110 da rede estadual. O objetivo é levar os profissionais a refletirem sobre as novas práticas de inspeção escolar, quanto ao aprimoramento das informações no desafio de educar para os novos tempos, com fundamento na legislação vigente. 

Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, a Seduc sempre teve o intuito de promover integrações. “Não existe educação sem a participação dos municípios. Não conseguimos avançar sem um regime de colaboração eficiente, por isso eu sempre provoco nossa equipe a ter esse olhar com as cidades tocantinenses estabelecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras”, destacou.

Segundo a Superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, o objetivo também é propor a troca de experiências e socialização das atividades de legislação educacional entre os inspetores escolares. “Nós precisamos fazer da escola um ambiente forte e organizado e a figura do inspetor contribui para que isso seja uma realidade. Essa formação foi muito esperada, a nossa rotina de estudos é intensa, tudo para garantir que a legislação seja cumprida”, afirmou.

Inspetor Escolar

O Inspetor Escolar orienta, assiste e inspeciona de forma geral o processo administrativo e pedagógico das escolas, elaborando termo de visita de forma fidedigna. Normatiza junto à Secretaria Estadual e Municipal de Educação as ações pertinentes aos estabelecimentos de ensino da rede pública em conformidade com a legislação vigente. 

Vários profissionais estiveram presente na formação, como a inspetora Merivan Ribeiro Bezerra Santos, da rede municipal de educação da cidade de São Miguel do Tocantins. Para ela a formação veio em uma boa hora. “Essa proximidade é muito importante, pois, enquanto município, precisamos nos espelhar em algo maior, já que nossos alunos logo ingressam na rede estadual”, pontuou. 

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Karleane Rodrigues/Governo do Tocantins