Educação realiza encontro formativo do Alfabetiza Mais Tocantins para gestores e formadores municipais

Tocantins

10.09.2024

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, III Encontro Formativo Presencial para cursistas, gestores e formadores municipais o terceiro encontro de Formação Continuada do Programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada. A formação ocorre na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí, com a participação de gestores e formadores dos oito municípios pertencentes a Regional.

Nesta etapa será tratado o Ciclo de Gestão da Aprendizagem: acompanhamento, monitoramento, avaliação e Leitura e Escrita no processo da Alfabetização. O encontro conta com a presença das técnicas da Gerência da Educação Infantil da Seduc, Alessandra Quirino e Eliziane de Paula, que fizeram explanação sobre o Seminário do Programa e os resultados das avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

De acordo com a técnica Eliziane de Paula, este encontro é sobre a importância do gestor monitorar e conhecer o resultado das avaliações, e fazer um plano de intervenção. “É o momento de se perguntar: como que está a minha escola? Como eu me enxergo? E o que eu posso fazer ainda para preparar para essa outra prova, esse outro momento que é o terceiro ciclo de avaliação. Então o nosso foco é na gestão, de compreender e ajudar esse professor a criar ações dentro da sala de aula que venham alfabetizar e letrar os nossos estudantes”.

Além de Guaraí, as técnicas da Seduc vão visitar mais dois municípios, Couto Magalhães e Pequizeiro, na quinta e sexta-feira, 12 e 13. “Nós vamos visitar os municípios para conhecer a realidade das escolas, para saber como está sendo recebido as formações e se estão tendo resultados. É ver a questão das avaliações externas, então vamos visitar algumas escolas para conhecer melhor o que pode ser melhorado, conhecer as intervenções que estão sendo feitas para poder desenvolver as habilidades de leitura e de escrita dos estudantes de primeiro e segundo ano”, explicou Alessandra Quirino.

A superintendente Priscilla Arataque reforçou a importância da união entre Estado e Municípios para o fortalecimento da educação tocantinense e alcance das metas, entre elas a de 100% das crianças de 1º e 2º ano alfabetizadas até o final do ano.  "Compromisso, corresponsabilidade e trabalho conjunto são essenciais. Que este seja o terceiro de muitos outros encontros, onde teremos a oportunidade para compartilhar e discutir a educação de forma colaborativa entre Município e Estado. Que o nosso compromisso seja o de garantir que nossas crianças saibam ler e escrever, mas proporcionando uma formação integral para a vida, para além da universidade".

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

SRE Guaraí/Governo do Tocantins