Educação realiza encontro formativo do Alfabetiza Mais Tocantins

Tocantins

04.06.2024

Lançado em fevereiro deste ano pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada, realiza nesta semana, a Formação Continuada para os profissionais da educação do Estado. A formação é uma das estratégias previstas no programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), ação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)

Nesta terça e quarta-feira, 4 e 5, na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí, ocorre o III Encontro Formativo Presencial – Polo de Guaraí, com cursistas de Guaraí e Colinas do Tocantins. O tema abordado será: “Bebês, Crianças bem pequenas e Crianças Pequenas como Leitoras e Autoras”. A Formação está sendo conduzida pela formadora e professora Suzana Brunet, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição parceira do programa no Estado.

De acordo com a formadora, este terceiro encontro está dando ênfase às crianças da creche e da pré-escola, entendendo que elas são potenciais leitoras e autoras. “Nos outros dois encontros nós trabalhamos a ideia de linguagem, cultura e infância, tentando entender como as concepções influenciam na prática docente. E o retorno que a gente espera na prática pedagógica dessas professoras é repensar a própria prática, de como levar a literatura infantil e outros tipos de linguagem para a sala de aula, de fazer com que as crianças sejam produtoras de cultura e linguagens”, reforçou Suzana Brunet.

A articuladora Regional de Gestão do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada da SRE de Guaraí, Ester de Paula Alves Lima, ressaltou os esforços do Governo federal, estadual e municipal na adesão do programa para melhorar o processo de letramento das crianças. “Neste terceiro encontro a gente vê que os cursistas chegaram mais animados e isso nos traz um alento da importância que é essa fase. Eles já estão colocando em prática, nas escolas de seus municípios, fortalecendo o processo de alfabetização na idade certa, ainda na educação infantil”.

A coordenadora pedagógica Luciana Patrícia da Silva Frutuoso, da Secretaria de Educação de Couto Magalhães, explicou que tem compartilhado com as professoras que atendem crianças da pré-escola, entre quatro e cinco anos, a cultura e as múltiplas linguagens que observam nas formações. “Temos percebido, na prática, que tem desenvolvido um outro olhar perceptivo por parte das nossas professoras, que já conseguem identificar os múltiplos olhares, as linguagens, todos os caminhos percorridos pelas crianças e a sua percepção para a leitura através de gestos, de música, de dança dentro do contexto ao qual elas estão inseridas”.

 

Compromisso

Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e conta com a colaboração técnica e financeira do Ministério da Educação (MEC), que tem como desafio alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2° ano do ensino fundamental, unindo esforços entre os governos federal, estadual e os 139 municípios.

O LEEI é um esforço nacional para a implementação de ações estratégicas dedicadas a garantir que todas as crianças brasileiras possam alcançar êxito no processo de alfabetização. Nessa perspectiva, a educação infantil integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, buscando a inserção da criança na cultura do escrito e dentro das especificidades dessa etapa da educação básica. 

 

SRE Guaraí/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins