EJA - Educação de Jovens e Adultos
16.10.2025A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA), realizou nesta quinta-feira (16), no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, o 1º Fórum Regional de Partilha da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro reuniu cerca de 260 pessoas pela manhã entre representantes das 1ª e 16ª Gerências Regionais de Educação, gestores, professores e técnicos e tem por objetivo o fortalecimento das políticas públicas e práticas pedagógicas que promovem o direito à educação ao longo da vida.
O evento integra uma série de fóruns regionais que estão sendo realizados em todo o estado, com o objetivo de partilhar experiências exitosas e metodologias inovadoras desenvolvidas na EJA. Os encontros promovem o diálogo entre os territórios e reafirmam o compromisso coletivo da Paraíba com o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualidade da Educação de Jovens e Adultos, estimulando a troca de saberes e a construção de soluções conjuntas para ampliar o acesso e a permanência dos estudantes na modalidade.
Durante a abertura, o secretário de Educação, Wilson Filho, destacou a importância da união entre Estado e municípios no enfrentamento ao analfabetismo e no fortalecimento da educação inclusiva. “Não tem dinheiro que pague a sensação de transformar a vida de uma pessoa por meio da alfabetização". De acordo com o secretário, até dezembro, cerca de 12 mil pessoas serão certificados como alfabetizados por programas do Governo do Estado. "A Paraíba tem avançado com determinação, e juntos temos condições de vencer o analfabetismo e garantir que o conhecimento chegue a todos os paraibanos”, afirmou.
A gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos e coordenadora do Pacto Nacional na Paraíba, Edilma da Costa Freire, ressaltou que o Fórum representa um momento de partilha e repactuação dos compromissos firmados com o Governo Federal. “Esses encontros são fundamentais para mobilizar e tirar a EJA da invisibilidade, fortalecendo uma política que é essencial para o combate ao analfabetismo. É com diálogo, união e parceria com os municípios que avançaremos na construção de uma educação que acolhe e transforma vidas”, destacou.
O Fórum conta com a participação de representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal de Farroupilha (RS), instituições parceiras do Pacto Nacional, que garantem a formação continuada dos educadores da EJA. Nesta sexta-feira (17) o evento será realizado na 14ª GRE, em Mamanguape e, em seguida, percorre o estado até finalizar em Campina Grande no final do mês.