Educação promove Semana Escolar de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Tocantins

09.03.2022

Odenice Rocha/Governo do Tocantins

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta histórica das mulheres em busca da igualdade. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) incluiu no Calendário Letivo de 2022, de 7 a 11 de março, a Semana Escolar de Enfrentamento à Violência contra a Mulher com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre essa prática e capacitar os profissionais da educação para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao tema.

Na abertura da semana, dia 7, a Seduc promoveu a live: O papel das escolas no enfrentamento das violências e desigualdades contra as mulheres. Participaram do evento on-line, gestores escolares, orientadores educacionais e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs). O secretário Fábio Pereira Vaz, destacou a importância das escolas realizarem debates acerca do tema.

Durante a semana, a Seduc também produziu uma série de vídeos com a temática Mulheres e suas realidades. A campanha contempla a manifestação da diversidade de mulheres, principalmente as mais impactadas pela realidade socioeconômica e cultural.

Na DRE de Dianópolis, as servidoras da Regional receberam homenagens como forma de reconhecimento do papel da Mulher na sociedade e na educação. No momento, foram apresentados depoimentos, músicas, dinâmicas, e a palestra com o tema empoderamento feminino, e a importância de influenciar.

Na oportunidade, a diretora regional de educação, Edna de Jesus Vieira, falou sobre a autovalorização e o empoderamento feminino. “Esse encontro nos faz refletir sobre os múltiplos papéis que assumimos na sociedade e, sobretudo na educação”, ressaltou.

No dia 8 de março, o Colégio Estadual Agropecuário de Almas, localizado no município de Almas, realizou um evento para as estudantes e servidoras da unidade escolar, com direito a tapete vermelho, ambiente temático, músicas e brindes. “Esta homenagem foi de suma importância para parabenizar, valorizar e elevar a autoestima de todas essas mulheres guerreiras”, destacou a diretora da escola, Marizete Cardoso de Souza Freitas.

Durante toda a semana, as atividades continuam sendo desenvolvidas nas unidades de ensino da rede estadual e nas sedes das DREs.