Educação promove palestras sobre primeiros-socorros nas escolas de Ensino Médio

Acre

02.06.2023

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Saúde na Escola, realizou nesta quinta-feira, 1º, uma palestra sobre primeiros-socorros, no auditório da Escola Sebastião Pedrosa, em Rio Branco.

Estudantes da Escola Sebastião Pedrosa acompanham palestra sobre primeiros socorros. Foto: Mardison Gomes/SEE

O evento teve como objetivo fornecer conhecimentos sobre técnicas de primeiros-socorros aos alunos do Ensino Médio, tanto no ambiente escolar quanto em suas residências, capacitando-os para lidar com situações de emergência e contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e conscientes.

A palestra, ministrada pelas enfermeiras da SEE Carmem de Paula e Sâmia Viana, contou com a participação de aproximadamente 415 estudantes, distribuídos em 15 turmas.

Durante a apresentação, foram abordados diversos tópicos relacionados aos primeiros-socorros, incluindo ações a serem tomadas em casos de acidentes, quedas, fraturas, desmaios, crises convulsivas, engasgamentos e outras situações de emergência.

 

Enfermeiras da SEE, Carmem de Paula e Sâmia Viana. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A intenção é abordar vários aspectos dos primeiros-socorros com os estudantes, de maneira prática, demonstrando situações de acidentes que ocorrem com mais frequência no ambiente escolar, para que os alunos possam se preparar e atuar como agentes de salvamento em caso de necessidade”, explicou a enfermeira Sâmia Viana.

A iniciativa foi bem recebida pelos estudantes, que destacaram a relevância do conteúdo apresentado. Vítor James Ribeiro, aluno do segundo ano, de 16 anos, afirmou: “A palestra é muito interessante. As enfermeiras estão nos ensinando sobre os cuidados que devemos ter em casos de acidentes graves ou de menor intensidade. O conteúdo é muito produtivo, pois eu mesmo já me acidentei e não sabia o que fazer para controlar o sangramento. Agora, sei como agir”.

Vítor James Ribeiro, 16 anos, aluno do segundo ano. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Serviços ofertados pelo Núcleo Saúde na Escola

O Saúde na Escola oferece uma série de serviços, como consultas pediátricas ou com médicos da família, atendimentos odontológicos e palestras educativas abrangendo diversas temáticas, como doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti, higiene corporal, prevenção da gravidez na adolescência, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e, é claro, primeiros-socorros.

Por: Clícia Araújo

Fptp: Mardilson Gomes