Educação promove oficina para formadores do programa Aprender é o Caminho

Acre

30.05.2023

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou nesta terça-feira, 30, uma oficina no auditório do Centro de Línguas (CEL), em Rio Branco, voltada para formadores da rede estadual de educação.

O evento teve como objetivo fortalecer as políticas e ações de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série, meta do programa Aprender é o Caminho – destinado a alunos do 7ºano das escolas urbanas que têm entre 13 e 14 anos – , além de abordar a importância de um currículo específico para atender estudantes com atraso escolar.

A oficina, ministrada pela consultora externa do Unicef, Sandra Tiné, contou com a participação dos assessores pedagógicos responsáveis pelo programa nas escolas estaduais, equipe de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Divisão de Ensino Fundamental nos anos iniciais e dos representantes dos Núcleos da SEE.

Gleicicleia Souza, representante da SEE, ressaltou a parceria com o Unicef nesse desafio, elogiando a participação de Sandra Tiné.

Também Hémila Suelem Oliveira, chefe do Núcleo do programa Aprender é o Caminho da SEE, enfatizou a relevância das discussões sobre o programa e como ele pode beneficiar os alunos.

Aprender é o Caminho

O programa Aprender é o Caminho é composto por uma etapa única, em que, no período de um ano, o aluno faz o 7º e 8º anos dentro de uma jornada de 800 horas-aula, por intermédio de currículo específico, planejado e organizado para esse público, de forma que não haja perda das habilidades mínimas exigidas. Quando aprovado, o aluno vai direto para o 9º ano, para corrigir a distorção.

A partir do ano letivo de 2024, o programa também será estendido aos alunos do ensino fundamental nos anos iniciais e do ensino médio.

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes