Educação promove o terceiro encontro do programa "Alfabetiza Mais Tocantins"

Tocantins

29.08.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início ao 3º encontro do Alfabetiza Mais Tocantins nesta quinta-feira, 29, em Palmas, com as turmas de formadores regionais de Gestão da Alfabetização e formadores regionais de 1° e 2° ano do Ensino. A formação segue até o dia 30.

Participam do evento 29 formadores das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs), sendo 13 formadores regionais de 1° e 2° anos, que trabalham diretamente com os professores alfabetizadores nos municípios, e 16 formadores regionais de Gestão da Alfabetização do Estado, que trabalham com os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos.

Com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, a formação busca avaliar o desempenho dos estudantes nas competências de leitura, escrita e oralidade, com a finalidade de desenvolver um diagnóstico e planejar medidas eficazes para aprimorar a aprendizagem. Neste terceiro encontro, as ações estão focadas na melhora da escrita das crianças.

A formadora Estadual de Alfabetização, Marivânia Silva Mendes, ressalta que um aluno bem alfabetizado é o reflexo de uma educação transformadora. “O objetivo desse encontro é analisar os resultados e trabalhar em cima dos descritores das avaliações que as crianças não desenvolveram ainda. Essa iniciativa do governo traz grandes melhorias para o processo da educação, porque a alfabetização é o norte da vida toda do estudante”, afirmou.

A formadora de Gestão de Alfabetização, da SRE de Guaraí, Geija Fortunato, comenta que o programa tem gerado bons resultados. “Já estamos no último encontro da formação e tem sido um sucesso, uma vez que o objetivo é atingir 100% de alfabetização dos estudantes do Tocantins e daqui para o final do ano vamos conseguir isso. Através das avaliações que estão sendo feitas durante o processo, nós temos visto um avanço nas crianças”, declarou.

Segundo a formadora regional de Alfabetização, da SRE de Miracema, Tamara Cristina Sousa, a parceria entre o estado e o município é essencial para uma boa educação. “Em Miracema trabalhamos com seis formadoras municipais, com as quais multiplicamos essa formação que estamos tendo aqui. Tem sido muito gratificante observar um índice de crescimento nas avaliações dessas crianças. Os professores vão para a escola estudar, apresentamos dinâmicas e outras formas de levar esse conhecimento para o nosso estudante”, concluiu. 

O Alfabetiza Mais Tocantins está organizado em cinco eixos, que são eles: governança e gestão da política de alfabetização; formação de profissionais da educação e melhoria das práticas pedagógicas; melhoria e qualificação da infraestrutura física e insumos pedagógicos; sistema de avaliação; e reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins