Educação promove live com foco na liderança feminina no cotidiano educacional

Tocantins

08.03.2021

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Aos versos de Cora Coralina, que reafirmam a importância de ‘amar a vida e não desistir da luta’, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou a live: ‘O papel da liderança feminina na educação’, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A ação que foi conduzida pela titular da Pasta, Adriana Aguiar, e a diretora de programas do Instituto Igarapé e cofundadora do Movimento Agora, Melina Risso, está disponível para acesso no canal do YouTube TV Seduc, neste link.

Por meio de um bate papo, elas reforçaram a ideia de apropriação do sentimento de liderança na rotina escolar. A professora Adriana destacou que este conceito vai além das funções executadas.

“Somos todas gestoras na Educação, de auxiliar de serviços gerais a diretoras escolares e regionais, equipe técnica e pedagógica. Na escola, cada agente tem uma função de inspirar e de ensinar, mesmo não sendo na sala de aula. Esse despertar é independente da função, todas nós temos potencial para executar o papel da liderança”, enfatizou.

De acordo com Melina Risso, a mulher tem um papel de escuta que agrega diferentes pontos de vista.

“A mulher tem uma liderança mais empática, de considerar diferentes opiniões nas tomadas de decisões, seja na politica, na educação, ou na vida pessoal. Tem um carisma, uma capacidade de ouvir e considerar, que faz a diferença. Essa forma de comunicação da mulher, motivadora, inspiradora, é fundamental porque impacta no desenvolvimento social de forma integral. São características que levam a um melhor resultado no desenvolvimento da gestão”, frisou.

A diretora regional de Educação de Paraíso, Meyrivane Teixeira Santos Arraes, acompanhou a iniciativa e destacou as ponderações promovidas pelo bate-papo. “A live nos proporcionou um momento de reflexão e valorização da mulher diante de tantos desafios profissionais e pessoais. Nos permitiu identificar e reconhecer o nosso papel na conjuntura atual, bem como a importância de estarmos em sintonia com o nosso eu, para que a nossa liderança seja eficaz”.

Dos mais de 18 mil servidores da Educação do Estado, cerca de 12.700 são mulheres exercendo as mais diversas funções nas áreas pedagógica, técnica e administrativa em todo o Tocantins.