Educação promove formações nas Diretorias Regionais para apresentar Plano de Trabalho Pedagógico para 2022

#Tocantins

27.01.2022

A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove durante toda esta semana, uma formação pedagógica nas Diretorias Regionais de Educação, para apresentar o Plano de Trabalho Pedagógico para o ano letivo de 2022.  As aulas na rede estadual de ensino estão previstas para terem início no próximo dia 14.

Estão participando da formação, os assessores de currículo da DRE, diretores escolares, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos, secretários das escolas, titulares e técnicos das secretarias municipais de educação.

Entre os assuntos a serem vistos na formação estão: a recomposição das aprendizagens, realização das avaliações e diagnósticos para conhecer o nível de aprendizagem dos alunos, avaliações sobre fluência na leitura com os estudantes do 2º ao 6º ano do ensino fundamental, entre outros.

A diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza, está sendo responsável pela formação na DRE de Araguaína. “A agenda da aprendizagem é um momento muito importante de formação com as equipes diretivas, elas fazem a liderança e são responsáveis pela gestão junto aos demais servidores das escolas. E é imprescindível, tratar com eles sobre o plano pedagógico para 2022, aqui estamos apresentando como vamos buscar a recomposição das aprendizagens, como vamos organizar o projeto político pedagógico, como vamos organizar o trabalho do ano letivo. Com essas formações estamos alcançando as 496 escolas da rede estadual e cada uma das 13 diretorias regionais de educação está recebendo uma equipe de formação que está apresentando, discutindo e dialogando sobre o plano de trabalho pedagógico para as atividades do ano letivo de 2022”, explicou Celestina.

A diretora regional de Araguaína Maria Eulessandra Sousa Castilho ressaltou a importância desse momento.  “Estamos nos preparando para ingressar em um novo tempo na história da educação do Tocantins. A recomposição das aprendizagens e a implantação do novo ensino médio são as principais pautas discutidas e representa o futuro da educação tocantinense, pois, a partir dessas pautas estamos desenhando o processo de ensino e de aprendizagem para 2022 e para os próximos anos”, frisou.

Na Diretoria Regional de Educação de Dianópolis, a formação proporcionou um novo ânimo para o trabalho pedagógico nas escolas. “As formações têm como foco, o fortalecimento educativo, a ressignificação da aprendizagem de forma segura e articulada”, contou a diretora regional de Dianópolis, Edna de Jesus Vieira.

“Precisamos iniciar o ano letivo, com otimismo para enfrentarmos essa nova etapa com todos esses desafios que nos esperam”, disse Elvina Gomes de Souza, a diretora regional de Educação de Miracema.

Gestores escolares

Para a diretora do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, de Dianópolis, Sara Póvoa, esse momento de formação traz mais integração entre os servidores. “A Seduc é sensível a esse momento em que vivemos e busca ajustar o planejamento das ações para melhorar o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos, principalmente, os que tiveram dificuldades com o ensino remoto. E precisamos desse alinhamento para o início das aulas presenciais”, ponderou Sara.

A diretora do Colégio João de Abreu, Suely Gomes, destacou as aprendizagens. “Essa formação nos dá luz para iniciarmos o ano letivo de forma diferente, temos uma nova realidade na educação. E é muito importante estarmos juntos, saber como acolher o outro. Tomamos consciência que não será como antes, é preciso estar atentos a essa nova realidade e aprimorar os objetivos já traçados”, ressaltou Suely.

A coordenadora pedagógica Gisele Rocha, da Escola Estadual Virgílio Ferreira de França, de Rio da Conceição, também falou sobre suas observações. “Hoje estamos participando da Agenda de Aprendizagens 2022 de forma presencial. Estamos ansiosos para as novas orientações, com expectativas e esperança, pois estamos felizes com esse retorno das aulas presenciais, apesar das circunstâncias causadas pela pandemia da Covid 19”, comentou Gisele.

Nas escolas

Após as formações nas DREs, terão início a partir do dia 31 de janeiro a 4 de fevereiro, a formação de professores por área e demais servidores das unidades escolares. E no período de 7 a 10 de fevereiro acontecerá o planejamento interno e o alinhamento do Plano Político Pedagógico (PPP) das escolas.