Sergipe
03.03.2020A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED) e da Diretoria Regional de Educação (DRE 6), em regime de colaboração com os municípios de Neópolis, Propriá e Santana de São Francisco, realizou na manhã de sexta-feira, 28, a multiplicação do primeiro módulo do Currículo de Sergipe para professores da Educação Infantil, dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Sergipe. O evento aconteceu no Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, em Propriá.
Desde setembro de 2019 a equipe central de formadores do Currículo de Sergipe realiza formação continuada para implementar o currículo nas escolas de todo o território sergipano. Para isso, foram planejadas duas etapas (Regional e Local) a fim de contemplar diretores regionais, secretarias municipais, professores e gestores.
De acordo com a coordenadora estadual do Currículo de Sergipe, Ana Lúcia Lima da Rocha Souza, com este encontro, nove das 10 diretorias já receberam a formação do módulo 1, e 56 dos 75 municípios também já realizaram. As atividades continuam com a previsão de serem finalizadas até o mês de março. "Todas as escolas precisam implementar o Currículo de Sergipe a partir de 2020. Para isso, os professores precisam compreender o documento, adequar suas aulas e colocá-lo em prática. Essa formação é composta de três módulos e tem o objetivo de preparar o professor para implementar o currículo", explicou.
Para o diretor da DRE 6, Max Cardoso Silva, o Currículo de Sergipe e a BNCC representam uma construção coletiva e democrática, e a participação dos gestores e professores é fruto do processo de mobilização e da efetivação das ações nas etapas da construção do documento. "Esse encontro formativo é importante para todos, pois, de acordo com os princípios norteadores, nós objetivamos, principalmente, o desenvolvimento integral do aluno, a promoção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Esse governo é comprometido com a educação e propõe mudanças rápidas e concretas para o fomento de cidadãos críticos e menos desiguais no mundo atual", declarou.
Formação
Durante a formação, os professores acessam conteúdos que abrangem temas voltados aos fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como ao Currículo de Sergipe; conhecem e verificam como estão organizados esses documentos; trabalham com base nas competências dos componentes curriculares que lecionam, das áreas do conhecimento e das competências gerais, visando à Educação Integral; e realizam atividades práticas a fim de elaborar suas aulas. O coordenador estadual ProBNCC/Undime, Rogério Tenório, enfatiza que a aproximação com os professores busca construir segurança para fazer o trabalho mediante a realidade da sala de aula.