Educação promove formação com professores da educação especial

Alagoas

05.05.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início nessa terça-feira (3) à formação continuada dos novos profissionais da Educação Especial, contratados  no último certame da educação, realizado em Maceió e Arapiraca durante o mês de outubro do ano de 2021, que contratou cerca de três mil profissionais para rede pública estadual de ensino.

O primeiro momento começou com uma acolhida promovida pela Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), em parceria com o Núcleo das Diversidades e Modalidades Especializadas (Nudime) e a Supervisão da Educação Especial (Seesp). De maio a agosto, os encontros seguirão acontecendo de forma remota, via Google Meet, YouTube e também presencial, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), contando com a participação de articuladores de ensino, gestores escolares e técnicos pedagógicos e de gestão.

De forma contínua, a formação trabalhará temáticas sobre Educação Especial, relacionadas a métodos e técnicas no trabalho pedagógico para o estudante com deficiência visual, surdez, autismo, intelectual e técnicas de trabalho que abrangem esses eixos.

Inclusão social

Supervisora de Educação Especial da Superintendência de Políticas Educacionais, Jedalva Santos destaca que é fundamental promover iniciativas que tragam aos estudantes com necessidades especiais às políticas públicas de inclusão social.

“As políticas públicas são imprescindíveis para que os estudantes da rede pública do estado possam ter acesso a inclusão no sistema regular de ensino. São muitos os desafios, nós nos deparamos com muitas pessoas com deficiência, mas estamos empenhados para que possamos construir junto a esse grupo de profissionais que está chegando agora uma educação ainda inclusiva na rede”, explica Jedalva.