Paraná
04.02.2026
Embora o início das aulas escolares esteja marcado para a próxima quinta-feira (5), o ano letivo já começou para as equipes escolares da rede estadual. Diretores, pedagogos, professores e demais funcionários das instituições de ensino paranaenses se encontram esta semana, terça (3) e quarta-feira (4), para os Dias de Estudo e Planejamento do primeiro semestre de 2026.
Os encontros, que acontecem em todas as 2 mil escolas do estado, são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e incluem estudos, análises, debates e atividades, tendo como base as ações realizadas pelas escolas durante o ano letivo de 2025. O objetivo principal é promover uma reflexão coletiva sobre práticas pedagógicas, revisar metas e projetar novas estratégias para melhorar a qualidade do ensino no Paraná, com foco na superação dos desafios identificados no ano anterior.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, os encontros de Estudo e Planejamento são essenciais para promover a colaboração entre os profissionais da educação pública do estado.
“Além de promover um ambiente educativo mais eficaz e inclusivo, os encontros são essenciais para que possamos construir juntos soluções inovadoras e consolidar a qualidade da educação no Paraná, que já é a melhor do país”, avalia o secretário.
ORIENTAÇÕES - Para subsidiar as instituições de ensino e os profissionais da educação durante os encontros, a Seed-PR forneceu material de apoio em slides e vídeos para orientar os trabalhos e discussões durante os dois dias de encontro. Os temas abordados vão desde o acolhimento dos alunos até o alinhamento de estratégias educacionais, passando pelo uso de recursos educacionais digitais e pela recomposição de aprendizagens.
Além dos materiais orientativos, os encontros também contam com a proposição de atividades envolvendo as modalidades de ensino e suas especificidades, de modo a permitir a reflexão e organização de novas ações no ambiente escolar, otimizando a qualidade da educação, da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes.