Educação promove Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares da rede estadual

Tocantins

23.03.2023

Visando construir um ambiente que fortaleça os gestores escolares no processo pedagógico, administrativo e nas tomadas de decisões, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. A abertura foi realizada nesta quinta-feira, 23, na sede da Pasta, com a participação de diretores Regionais de Educação e das unidades de ensino, além de técnicos das 13 Diretorias Regionais da Educação (DREs).

O curso é uma proposta de formação da Seduc em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). A intenção da Pasta é estender a formação a todos os diretores escolares. Serão 10 módulos com encontros síncronos e atividades que totalizarão 180 horas.

Na abertura da formação, o secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, ressaltou que o intuito do curso é proporcionar subsídio às demandas da gestão escolar em seus diversos aspectos “e de efetivar a mentoria de diretores por meio de trocas de experiências, vivências e aprendizados de forma coletiva”.

Conforme a gerente de Gestão Educacional da Seduc, Lêda Maria Tomazi Fagundes, além dos diretores escolares, outros profissionais também serão contemplados com os conhecimentos do curso. “Para a aplicação da mentoria na prática escolar, os diretores formarão, concomitantemente, os coordenadores pedagógicos de suas unidades escolares. Desta forma, todo esse conhecimento será compartilhado com mais pessoas e assim buscamos melhorar, cada vez mais, a atuação das equipes gestoras das nossas escolas”, enfatizou.

O coordenador da Formação de Gestores da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), José Roberto Júnior, destacou a importância da parceria para a realização do curso. “Identificamos essa necessidade importante de formar nossos gestores de forma contínua, e, juntos, fomos construindo esse modelo concretizado por meio do regime de colaboração MEC, Universidade e Estado”.

A professora doutora, Maria Cecília Luiz, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, palestrou sobre as bases teóricas e práticas estabelecidas na proposta metodológica da formação que priorizam as abordagens que tratam do acolhimento às diversidades. “A proposta é promover um espaço de trabalho pedagógico coletivo, de troca de saberes dessa vivência dos próprios profissionais, numa cultura colaborativa, com objetivos comuns”, pontuou.

Uma das diretoras mentoras é Caroline Longhi, da Escola Estadual Abílio Wolney, de Dianópolis. “Acredito que o diretor mentor é um construtor que trabalha para fomentar os conhecimentos, num processo de escuta ativa, de diálogo. Juntos, nós, diretores, reconhecemos nos nossos desafios, os pontos positivos para construirmos o nosso o objetivo maior, que é a aprendizagem dos nossos alunos”, ponderou.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins