Educação promove consulta pública sobre currículo EJA do ensino fundamental II

Paraná

27.04.2023

Começa nesta terça-feira (02) a consulta pública sobre o currículo da EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o ensino fundamental II, que abrange do 6º ao 9º ano. Podem participar da pesquisa professores, estudantes, pais de alunos (tanto das redes públicas quanto privadas), assim como a comunidade em geral. A consulta estará disponível até 31 de maio por meio de formulário do Google.

O objetivo da consulta é entender a percepção da sociedade acerca da proposta de currículo e, posteriormente, considerando os apontamentos feitos, validá-la para que entre em vigor no segundo semestre de 2023.

“Essa consulta vai contemplar os oito componentes curriculares [disciplinas] dessa etapa de ensino. É importante ressaltar que essa versão preliminar do currículo, disponível para consulta, foi construída por professores da rede estadual sob a supervisão dos técnicos que atuam na Secretaria de Estado da Educação e que também trabalham com essa modalidade”, afirma Anderfábio Oliveira dos Santos, diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

Santos reforça, ainda, que a participação de educadores e de toda a comunidade escolar é imprescindível para o bom aproveitamento da consulta. “Nossa intenção é que o documento possa traduzir os contextos e trazer as especificidades dessa modalidade que é tão importante na educação básica do nosso estado”, diz.

O currículo da EJA para o ensino médio deverá passar por consulta pública no segundo semestre e entrar em vigor no ano letivo de 2024.