Educação promove capacitação em BIM para modernizar infraestrutura escolar

Paraná

06.01.2025

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil) e o Instituto Fundepar, promoveu a formação em Building Information Modeling (BIM) para 32 servidores. Realizada em duas etapas, nos dias 12 e 16 de dezembro, a capacitação aconteceu no Laboratório BIM do Paraná (LaBIM PR) e integra o Projeto Piloto de Implementação do BIM na Rede Estadual de Educação, com o objetivo de otimizar recursos, celeridade nos processos de regularização imobiliária e modernizar a gestão da infraestrutura escolar.

Servidores de áreas estratégicas da Secretaria de Estado da Educação, como Planejamento, Tecnologia e Regularização imobiliária, participaram da formação, que abordou práticas de modelagem, mapeamento e gestão de edificações escolares. Segundo Eziquiel Menta, Chefe do Departamento de Planejamento da Seed, “a formação proporciona ferramentas para planejar de forma mais eficiente, garantindo que nossas escolas atendam às necessidades dos alunos e professores.”

A iniciativa prevê, a partir de janeiro de 2025, a modelagem de nove escolas de Curitiba, escolhidas com base em critérios arquitetônicos e estratégicos. Para o secretário de Educação, Roni Miranda, o projeto representa um avanço significativo. 

“A implementação do BIM permitirá uma visão clara e centralizada das condições das nossas escolas, facilitando reformas e novas construções com mais eficiência”, afirmou.

Rejane München, coordenadora da Unidade Técnica de Regularização da SEED, destaca que a colaboração entre os órgãos fortalece o sucesso da iniciativa. “Essa integração de esforços, simultaneidade e tecnologia vai transformar a forma como gerenciamos a infraestrutura escolar, com alinhamentos e encaminhamentos estratégicos, promovendo inovação e sustentabilidade,” afirma.

A modernização impulsionada pelo BIM promete beneficiar toda a rede estadual de educação, oferecendo ambientes mais planejados e adequados ao ensino de qualidade.