Educação promove a primeira reunião do programa Busca Ativa Escolar de 2024

Tocantins

26.02.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação da Busca Ativa Escolar e do Comitê Gestor Estadual, realizou nesta segunda-feira, 26, a primeira reunião ordinária de 2024 do programa Busca Ativa Escolar. Em pauta, relatórios dos municípios que fizeram a adesão ao programa, as ações da Educação no Selo Unicef e a aprovação do calendário de reuniões ordinárias.

O Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar é formado pela Seduc, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério Público Estadual e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação dos Conselheiros Tutelares, Defensoria Pública, Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A coordenadora Estadual do Busca Ativa Escolar da Seduc, Janeide Pereira Costa, explicou que o objetivo é dar visibilidade e fortalecer o trabalho da Busca Ativa Escolar. “Nós estamos com o planejamento bem adiantado, criando estratégias e dando os direcionamentos que serão encaminhados diretamente para as superintendências e municípios. Os direcionamentos vão auxiliar no monitoramento dos estudantes que estão fora da escola, fazendo a reinserção deles e fortalecendo as políticas públicas que já existem, tanto da união quanto do Estado do Tocantins”.

Janeide Pereira Costa reforçou que a reunião é importante para discutir estratégias que impactarão diretamente as escolas e os alunos no Tocantins, envolvendo diversas entidades e parceiros, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretarias da Saúde, Assistência Social, entre outros, para fortalecer as políticas públicas e criar estratégias mais eficazes.

Busca Ativa
O Busca Ativa Escolar reúne uma metodologia social e uma plataforma tecnológica, que possibilita organizar as ações intersetoriais, registrar e gerir os dados coletados, apoiando os municípios na realização de análises mais assertivas que lhes permitam tomar providências no sentido de qualificar as políticas públicas voltadas a esse público, em especial, as políticas educacionais, visando garantir todos os direitos às crianças e adolescentes.

 Seduc/Governo do Estado

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins