Educação Profissional do Piauí discute plano de expansão

Educação Profissional

16.09.2019

Com foco nas ações de fortalecimento da Educação Profissional de Nível Médio no Piauí, a Superintendência de Educação Técnica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou na sexta-feira, 13 de setembro, um encontro de trabalho com a participação de representantes institucionais das Redes de Ensino, com o objetivo de socializar e discutir o Plano Estratégico e Operacional de Expansão da Educação Profissional do Estado do Piauí.

O evento reuniu dirigentes das Escolas Famílias Agrícolas, das Escolas Técnicas Federais, além dos parceiros do SESI, SENAI, SENAC, IFPI, UFPI (Colégio Agrícola de Teresina, Floriano e Bom Jesus), UESPI, AEFAPI, EMBRAPA, SEBRAE, SEST-SENAT, EMATER, SETRE, SEPLAN, CEPRO, FUNPAPI, Fórum Estadual, Fórum Municipal, Conselho Estadual de Educação, Sindicato das Escolas Particulares, Sindicato da Rede Estadual, Banco do Nordeste e SDR.

Na pauta, a construção coletiva do planejamento do plano de trabalho. "Estamos em mais uma etapa da construção do novo plano de fortalecimento da Educação Profissional. Nesse encontro estamos socializando para os parceiros o estudo que foi feito sobre as principais atividades econômicas no estado, para que possamos construir juntos o plano de ampliação da Educação Profissional que possa atender a todos. Aqui, os parceiros têm a oportunidade de conhecer os territórios e municípios com suas demandas dos cursos profissionais e, assim, a partir dessas informações, podemos construir a proposta de ampliações das redes", informa o Superintendente de Educação Técnica e Profissional da Seduc, professor José Barros Sobrinho.

José Barros falou ainda da importância dos parceiros conhecerem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentou um balanço das ações atuais na Secretaria. "Precisamos que todos saibam como estamos com a BNCC, onde estamos e onde queremos chegar. Por isso, esse é um momento oportuno porque é aqui que vamos socializar a construção do novo currículo para as nossas escolas".

A diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Seduc, Adriana Moura, apresentou um panorama sobre as expectativas do Piauí para os projetos de Educação Profissional de nível Médio. "Estamos muito felizes com os parceiros que atenderam ao nosso chamado para discutirmos a oferta do Ensino Profissional no Estado, assim como a implantação do novo currículo do Ensino Médio. O Piauí precisa sentar e articular, entre os pilares do novo Ensino Médio, a situação da Educação Profissional. Estamos aqui também representando o Conselho de Educação na perspectiva de garantir a normatização e a regulamentação dessa oferta no Piauí", afirmou Adriana Moura.

Já o diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Francisco Guedes, explicou sobre as potencialidades dos territórios regionais e os trabalhos já realizados pelo Instituto Emater. "Estamos nesse Encontro de Parceiros para ajudarmos a dar ainda mais visibilidade às prioridades econômicas nos territórios. O Emater contribuirá com a construção desse planos nos módulos didáticos para as Escolas Técnicas da Secretaria de Educação e nas Escolas Famílias Agrícolas".

O próximo encontro acontecerá no dia 16 de outubro.