Educação Presente em Macaé leva acesso a serviços públicos, livros e cidadania

Rio de Janeiro

08.03.2024

O programa Educação Presente, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), esteve nesta quinta-feira (7/3), no município de Macaé, no Norte Fluminense, para atender a população. A equipe integrou o grupo do AcessaJus, um mutirão interinstitucional em prol da cidadania, organizado em parceria com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), e com participação de diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

O programa aconteceu no Ciep 393 - Prefeito Carlos Emir Mussi e reforça o trabalho da secretaria de forma itinerante em diferentes cidades pelo estado. A iniciativa leva mais de 50 tipos de serviços para a população, incluindo alunos, ex-alunos e servidores. Por meio de uma equipe multiprofissional, as pessoas puderam tratar temas como tempo de aposentadoria, movimentação de pessoal, registros em ouvidoria, matrícula, segunda via de documentos, entre outros.

Com o filho afastado da escola há um ano, após problemas de saúde, Débora Weiny esteve no Educação Presente para regularizar a situação do jovem Yuri.

– Eu vim pra fazer a matrícula porque ele precisa se formar pra ter um serviço bacana mais tarde. Meu coração agora está feliz e estou muito animada por ver ele voltar pra escola. Isso aqui ajudou bastante e ainda aproveitei e tirei outros documentos – contou Débora

A ação contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, que percorreu a escola e conversou com responsáveis e servidores. Já entre os alunos, Roberta explicou sobre a importância dos estudos e do programa Pé-de-Meia, que visa auxiliar financeiramente os estudantes durante o Ensino Médio. Na biblioteca, a gestora se reuniu com membros do grêmio estudantil para falar sobre os novos livros que chegaram à unidade, escolhidos por eles e para eles.

– O programa Educação Presente está trabalhando para auxiliar toda a comunidade escolar, sanar as pendências e seguir adiante. Mas, além de acompanhar as ações, tive o prazer de presenciar a entrega dos títulos de livros que foram escolhidos pelos próprios alunos, os quais agora farão o circuito de leitura. Afinal, ler é como um portal para o conhecimento e para a transformação social – afirmou a secretária, Roberta Barreto.

A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, falou sobre a importância de uma biblioteca equipada.

– Hoje, eu conheci uma aluna que me emocionou muito ao dizer que a biblioteca é o lugar que ela mais ama. Ouvir essas coisas nos motiva porque isso só é possível quando se tem professores comprometidos com o processo de educação do estado do Rio de Janeiro – disse a professora.

A aluna Pietra Myrrha (15 anos), falou sobre sua paixão pela literatura.

– Eu almejo ser professora de Literatura, sem os livros eu não seria ninguém. Estar na biblioteca é como uma segunda casa, é um local onde eu sinto paz interior. Ter novos títulos é o máximo e saber que mais pessoas poderão ter acesso gratuito a livros que às vezes são caros, é algo maravilhoso –  declarou a estudante da 1ª série do Ensino Médio.

Quem esteve na unidade também pôde fazer, dentre vários serviços públicos, a inscrição de CPF com equipes da Receita Federal, indispensável para conseguir o benefício do programa Pé-de-Meia. Ana Carolina, juíza federal e coordenadora da Justiça Itinerante, explicou a importância do jovem ter sua documentação. “A ideia é que eles tenham todos os documentos que precisam para se tornar um cidadão e exercer direitos e deveres. Queremos mostrar que o poder público está unido para atender a população”, disse a magistrada.

O AcessaJus contou ainda com a presença de representantes de órgãos como Detran, Defensoria Pública, INSS, Procon, Fundação Leão XIII, OAB-RJ, Tribunal Regional do Trabalho (TRT1), Tribunal Regional Federal (2ª Região), Exército Brasileiro, Caixa Econômica Federal, secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Trabalho e Renda.

Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ