Educação participa do I Fórum Estadual de Prefeitos e Secretários com foco nas ações em regime de colaboração

Roraima

25.06.2019

Por Mágida Azulay Khatab 

Foto: William Roth

Fortalecendo o regime de colaboração entre Estado e municípios, o Governo de Roraima promove nesta quarta-feira (26), o "I Fórum Estadual de Prefeitos e Secretários com o Governador".

O evento ocorre durante todo o dia no Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo Estadual e conta com a participação de 12 municípios (Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Bonfim, Rorainópolis, Normandia, Caroebe, Pacaraima, Uiramutã, São João da Baliza, Iracema e Boa Vista). 

"Vamos realizar esse Fórum bimestralmente e a cada reunião, teremos a participação de secretários de pastas diferentes para atender os prefeitos em todas as áreas e com isso fazer com que a população seja beneficiada com a melhor prestação do serviço no setor público", destacou o governador Antonio Denarium.

O objetivo do Fórum é estabelecer um canal de comunicação entre os gestores municipais e Secretários de Estado e assim, construir diretrizes que nortearão políticas públicas nas mais diversas áreas como saúde, educação, agricultura, segurança, entre outras. 

Para o presidente da Associação dos Prefeitos e prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique, o evento é inédito e trará benefícios para todo o Estado. 

"Esse contato com as prefeituras é importante. Esse diálogo nunca houve em gestões anteriores. O governo mostra preocupação de fazer o melhor pela população do Interior do Estado que ainda sofre. O governador também tem priorizado o repasse dos recursos do ICMS [Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços] para as prefeituras, fundamental para o nosso trabalho", destacou Pedro Henrique.

No Fórum, foram organizadas câmaras temáticas referentes às pastas da saúde, meio ambiente, agricultura, terras, infraestrutura e bem estar social. 

EDUCAÇÃO

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio da equipe gestora e técnicos está participando do Fórum, ouvindo as demandas de todos os prefeitos relacionadas à área da Educação. 

Entre os temas discutidos, o transporte, a merenda e os impactos da imigração venezuelana. 

"Vamos ouvir as demandas e discutir de que forma o Estado poderá contribuir e ser parceiro para a oferta da Educação Pública de qualidade, fortalecendo o regime de colaboração. Um dos temas abordados é o impacto da imigração venezuelana com o aumento do número de alunos estrangeiros nas redes públicas de ensino", destacou Semaias Alexandre, secretário adjunto de Educação e Desporto. 

Ao final do evento, será elaborada a Carta de Roraima na qual irá constar os anseios e demandas de cada município. O documento norteará a implementação de ações para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Ascom/Seed

ResponderEncaminhar