Educação participa do I Encontro de Profissionais do Sistema Socioeducativo

Tocantins

02.05.2022

Educar e socializar são caminhos para a transformação de vidas. Partindo deste princípio, a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) realizaram, na manhã desta sexta-feira, 29, o I Encontro dos Profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo. Professores da rede estadual de ensino, agentes, analistas e assistentes sócioeducadores participaram do evento de integração e de celebração da parceria entre as instituições. 

O encontro aconteceu no Memorial Coluna Prestes (Praça dos Girassóis, Palmas) e reuniu cerca de 50 profissionais que atuam no sistema, os quais aproveitaram a oportunidade para dialogar sobre os desafios e avanços do trabalho realizado. Os participantes também ouviram sobre a “arte de transformar vidas” por meio da metodologia Coaching Integral Sistêmico, com a participação do master coach, Ony Kácio Venâncio. 

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, destacou a importância dos profissionais trabalharem unidos e de forma convergente para alcançar o mesmo propósito. “Nosso objetivo maior é promover a reintegração social e levar educação de qualidade para os adolescentes atendidos pelo sistema socioeducativo, assim como de toda a rede estadual de ensino" afirmou.

O professor Celso Rodrigues Tavares atua na Escola Estadual Mundo Sócio do Saber, anexada ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do bairro Taquari (região Sul de Palmas). O educador ressaltou que os adolescentes chegam à unidade com muitos conflitos. Por isso, além de ensinar, é necessário ser conselheiro e amigo dos alunos. “Nossa função não é apenas falar, mas também ouvir essas garotas e garotos que se encontram em processo de reinserção social”, disse.

O Tocantins possui oito unidades socioeducativas em todo o estado, sendo em sistema fechado ou em regime de semiliberdade. A área da Educação está presente em todas essas unidades e atua como elemento fundamental para a recuperação e reinserção dos adolescentes infratores na sociedade.

O gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo, Rodrigo Américo, enfatizou que o objetivo do sistema não é punir ou tão somente isolar os adolescentes. “Ao contrário, precisamos mostrar novos caminhos. A função do sistema é promover segurança, mas também apoiar esses jovens por meio da palavra e do exemplo”, disse.

Cristiano Viana/Governo do Estado