Educação participa de evento voltado à ampliação e melhorias no ensino de tempo Integral

Tocantins

18.04.2024

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou da Formação Continuada para secretários e técnicos da Educação Municipal e Estadual do Programa Escola em Tempo Integral - Região Norte, que teve início nesta quinta-feira, 18, e vai até o dia 19, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. A capacitação faz parte de uma formação continuada que acontece até o mês de julho, e tem foco na ampliação e melhorias para o ensino de tempo Integral.

A superintendente de Políticas Educacionais, Márcia Brasileiro, representou o secretário da Seduc, Fábio Vaz, no evento e destacou o propósito deste primeiro encontro.  “O foco é uma formação com palestras, momentos de oficina “mão na massa”, para que a gente possa elaborar as políticas municipais de tempo integral. Serão discutidos os fundamentos legais, o que é o programa de escola de tempo integral, a sua importância, sua intencionalidade e os fundamentos que baseiam a prática do tempo integral”, explicou.

“O objetivo principal desta capacitação formativa é orientar os municípios na elaboração de suas políticas municipais de educação integral em tempo integral. Ou seja, é uma política de território, no qual a educação integral vem como potencialidade para acolher os nossos estudantes e para que essa aprendizagem aconteça de forma assertiva”, completou a superintendente.

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/TO), Luiza Brasileiro, citou a união de esforços em prol da educação em tempo integral. “Quero enfatizar a importância desse regime de colaboração entre a Seduc, o Governo Federal e a Undime. Estamos reunidos para fortalecer esse entendimento de política pública tão necessária que é a educação de tempo integral, que vai fazer com que os municípios possam melhorar as suas matrículas na rede e oferecer realmente a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de ter uma escola mais inclusiva, mais participativa”, completou.

 

Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Edição: Alcione Luz/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins