Educação participa de encontro sobre planejamento estratégico em São Paulo

Tocantins

26.09.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das Gerências de Produção de Recursos Educacionais e a Gerência de Currículo, participa, no período de 23 a 27, do Encontro Nacional de Educação STEAM, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo-SP, um encontro que reúne gestores e professores de diversas secretarias estaduais de educação para discutir estratégias inovadoras no ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) nas redes públicas de educação básica do Brasil.

Da Seduc, participam Alex Andrean Silva Barbosa, da Gerência de Design e Produção de Recursos Educacionais, e José Ricardo de Sousa Filho e Leidison Lima dos Santos, da Gerência de Currículo.

O evento é uma iniciativa que amplia e dá sequência ao programa STEAM TechCamp Brasil, cujo objetivo é estruturar uma rede de multiplicadores, composta por gestores e professores com potencial para liderar e aprimorar as ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nos estados. A proposta é fomentar uma cultura de aprendizado criativa, com foco em abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica, além de incentivar o empreendedorismo nas escolas públicas.

Entre as atividades do encontro, destacam-se as palestras com especialistas em educação e empreendedorismo do Brasil e dos Estados Unidos, discussões em grupo e oficinas práticas. O evento culminará na elaboração da primeira versão do planejamento estratégico do ensino STEAM para o Estado do Tocantins, com foco na implementação de novas políticas educacionais nas escolas da rede pública.

Alex Andrean Silva Barbosa, representante da Seduc no evento, destacou a importância da participação: “Estamos imersos em atividades práticas que vão contribuir para a elaboração de um Plano de Ação, impactando diretamente a melhoria do trabalho na rede estadual de ensino. Esta troca de experiências é fundamental para aprimorar as práticas educacionais e beneficiar nossos estudantes”, concluiu.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins