Educação mobiliza servidores em ação voltada para a prevenção do câncer de próstata

Tocantins

18.11.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Os servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participaram nesta quinta-feira, 18, de uma manhã de atividades, realizada na sede da Pasta, voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ocorreram apresentações culturais e palestra voltada para o público masculino, integrando o Novembro Azul.

O Novembro Azul é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

O secretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes, em exercício, Danilo de Azevedo Costa, destacou que a mobilização dos servidores da Pasta é necessária para sensibilizar cada um para a importância do cuidado com a saúde. "A sensibilização é sempre importante para que possamos tomar a decisão certa e buscarmos um profissional de saúde. Nós homens, muitas vezes, somos relapsos nesse sentido do cuidado, mas aos poucos conseguiremos mudar essa realidade", apontou.

Conforme explicou a enfermeira, Nayane de Sousa Silva Santos, atuante na prevenção e promoção da saúde nos ciclos de vida, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata são fundamentais para a saúde dos homens. "Esse cuidado tem relação com as decisões alimentares, com a procura dos profissionais da saúde. Estamos falando de uma doença silenciosa, por isso precisamos nos atentar ao que é necessário para cada fase da nossa vida, é o caso dos exames preventivos", destacou.

Conforme destacou a palestrante, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. "Por isso, é fundamental a prevenção, a rotina de cuidados. Já na fase avançada aparecem sintomas como dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina", pontuou.