Educação mobiliza servidores em ação de conscientização de cuidados com a saúde

Tocantins

11.11.2019

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) reuniu nesta segunda-feira, 11, os profissionais que atuam na pasta em palestra sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.

As atividades fazem parte da campanha mundial do Novembro Azul e, de acordo com a titular da Seduc, o incentivo aos cuidados com a saúde é uma demonstração da preocupação da Pasta com os seus profissionais. “São pessoas importantes para nós, para suas famílias e que muitas vezes deixam sua saúde de lado e queremos incentivar um comportamento diferente”, ressaltou.

O médico urologista Pedro Henrique Grezele falou sobre o câncer de próstata, diagnóstico, causas e consequências. Ele destacou que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). “E essa conscientização vale não apenas para quem está participando da palestra, somos chamados a difundir os conhecimentos que estão sendo repassados”, pontuou.

Participantes

O analista de prestação de conta Jhonathas Alencar Marques destacou a importância da ação. “Um momento de interação e de muitos esclarecimentos. É uma oportunidade de aprendizagem para sermos multiplicadores. Muitas vezes temos a dificuldade de cuidarmos da nossa saúde e a Secretaria traz essa preocupação”, destacou.

Já o secretário técnico do Conselho Estadual da Educação, Raimundo Carvalho Neto, destacou que a atividade é uma forma de valorização dos profissionais da educação. “Uma valorização da importância dos cuidados com a saúde do homem. A principal lição que levo é a de que temos que nos cuidar e fazermos exames periódicos. Muito bom esse momento”.

Campanha

Durante este mês, a Pasta encontra-se caracterizada com a cor azul, que simboliza a campanha de conscientização realizada por diversas entidades sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do ano de 2018, apontam que o Tocantins teve uma taxa estimada de 53,5 casos câncer de próstata, para cada 100 mil homens. Já em 2019, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, 136 casos deste tipo foram registrados em solo tocantinense até o mês de outubro.