Educação marca presença na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia

Tocantins

10.11.2022

Com o objetivo de apresentar diferentes metodologias e recursos educacionais digitais para enriquecer o ambiente pedagógico, a Secretaria da Educação (Seduc) está presente na Feira de Empreendedorismo, Ciência Inovação e Tecnologia (FECIT). O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues, em Palmas, e encerra na sexta-feira, 10. Quem visitar o espaço pode conhecer ambientes lúdicos, tecnológicos e aprender sobre Pensamento Computacional, Científico e a Cultura Maker, nos estandes da Seduc.

São três espaços de experimentações tecnológicas, como a Estação de Robótica para apresentação de protótipos de carrinhos automatizados, robôs, e drones fabricados com baixo custo. A Estação de Gamificação, que conta com jogos digitais desenvolvidos em arduino que promovem o raciocínio lógico, interação e socialização entre os participantes. A Estação de realidade virtual e aumentada, que disponibiliza óculos 3D e aplicativos que possibilitam a visualização de filmes 360º e passeios virtuais em espaços científicos interativos.

Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, a proposta dos espaços da Seduc é apresentar para os estudantes novos modelos de ensino e aprendizagem. “O aluno tem a oportunidade de ser um difusor de informações e conhecimento. A missão da educação é empoderar o estudante para que ele entenda a sua importância na sociedade. Estamos muito felizes de estar presentes aqui, apresentando algumas iniciativas que estamos desenvolvendo para alcançarmos resultados cada vez mais positivos na aprendizagem dos nossos alunos”, declarou.
 
O diretor de Tecnologias Educacionais da Seduc, Érick Henrique Góes, explica que tudo isso foi feito pensando em inovações. “Na cultura maker, os estudantes fazem os brinquedos, e a ideia é que eles juntamente com os professores imaginem como seria a sala de aula enriquecida com a tecnologia. O educador é o condutor dessa viagem divertida por esses mundos cheios de games, robóticas e aplicativos, enquanto os alunos curtem um ambiente interativo e mais interessante”, relatou.

Os estudantes de nove escolas da rede estadual de educação também tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e pesquisas. São elas: CEM Tiradentes; Escola Estadual Liberdade; Escola Estadual Vale do Sol; Colégio Estadual Rachel de Queiroz; Colégio Estadual Dom Alano; Escola Estadual Setor Sul; Escola Estadual Frederico Pedreira; Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maia; Escola Família Agrícola de Porto Nacional. 

O aluno do Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, Felipe Hideki Suto, criou um projeto que utiliza material reciclável em impressora 3D para ajudar estudantes com deficiências auditivas e visuais na instituição. “Essa é a união de inclusão e sustentabilidade. Utilizamos garrafas pet para produzir placas com informações em braille”, afirmou.

Felipe Ferreira de Sousa Barbosa é aluno da Escola Estadual Setor Sul e está na 3 série do ensino médio. Com a exposição Ficção Científica: Ciência x Ficcão ele explica que “a proposta foi buscar no imaginário o processo de construção do pensamento científico, numa relação entre o imaginário e o real, que se firma enquanto uma interpretação racional. Assim, a visão do real é constituída com base nos dois elementos”.

Willian Alves/Governo do Tocantins

Edição: Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins