Educação libera segundo módulo da formação continuada para educadores tocantinenses

Tocantins

11.08.2020

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Está disponível, a partir desta terça-feira, 11, o segundo módulo da formação continuada ofertada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) a educadores tocantinenses, via Plataforma Moodle. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de abordar o cotidiano escolar com novas perspectivas. O primeiro módulo do curso foi disponibilizado para acesso no dia 14 de maio e foi finalizado em 4 de julho.

Nesta nova etapa, os 11.568 profissionais cadastrados terão acesso a atividades que visam suscitar a discussão sobre a introdução das competências socioemocionais no trabalho da gestão e dos professores; além da ressignificação da avaliação no ambiente escolar, do trabalho com o Projeto de Vida integrado ao currículo; e o trabalho com os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a implementação do Documento Curricular do Tocantins.

A Gerente de formação de Formação e Apoio à Pesquisa da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza, explicou os objetivos da ação.

"A formação possui material que discute temas relevantes para o trabalho do cotidiano escolar, levando em consideração as mudanças que estamos enfrentando no cenário educacional. A Gerência de Formação e Apoio à Pesquisa e a Gerência de Mídias Educacionais trabalharam de forma conjunta para formatar os cursos, com olhar pedagógico apurado, além de sanar as questões técnicas da plataforma moodle", finalizou.

O curso

No primeiro módulo da formação, foram 238 turmas divididas em grupos de gestores, com diretores, orientadores, coordenadores pedagógicos e técnicos das Diretorias Regionais de Educação; professores dos ensino fundamental; e professores do ensino médio. No segundo módulo, os cursistas foram reorganizados em 39 turmas. Com duração de 32 horas, será finalizado no dia 31 de agosto, com a realização de atividades avaliativas e devolutiva da equipe de monitoramento para disponibilizar a certificação.

A iniciativa foi pensada e elaborada em conjunto por diversos setores da Secretaria: Gerência de Ensino Fundamental, Gerência do Ensino Médio, Gerência de Currículo e Avaliação, Gerência de Gestão Educacional, Gerência de Gestão Pedagógica.