Educação inicia programa de formação de gestores escolares em parceria com Fundação João Pinheiro e Instituto Unibanco

Minas Gerais

13.09.2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta terça-feira (12/9), a abertura oficial do Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (PDGE), realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto Unibanco. Disponibilizado por meio de plataforma virtual, a formação à distância é obrigatória para os mais de 3.400 diretores escolares da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Em live, a abertura contou com a presença do secretário de Educação, Igor de Alvarenga, da subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Cristina Pereira dos Santos Ribeiro, e de representantes da FJP e do Instituto Unibanco.

Pensado para subsidiar e apoiar os gestores escolares, o curso tem uma proposta de atuação inovadora e estratégica para o desenvolvimento de uma gestão democrática nas dimensões pedagógica, administrativa-financeira e gestão de pessoal. Além disso, servidores serão capacitados para monitorar  processos escolares garantindo o alcance de resultados efetivos. 

“É uma formação que estávamos trabalhando há um longo período para que pudesse acontecer. Será um curso à distância, com conteúdos síncronos e assíncronos, e para isso agradeço à parceria com a Fundação João Pinheiro e Instituto Unibanco, que nos ajudaram desde o início para que pudéssemos fazer um curso prático voltada para que o gestor possa exercer o conhecimento  dentro da escola”, pontuou o secretário. 

O primeiro encontro online contou com uma roda de conversa sobre “Os desafios da gestão escolar para uma educação de qualidade para todos”, ministrada pelo professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Francisco Soares; além da participação da subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro, e do superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Manuel dos Santos Henriques.

“É um curso voltado para os profissionais que assumiram em janeiro deste ano e estão começando a enfrentar esses desafios da gestão escolar e para àqueles que já têm muito tempo de gestão e conhecem a realidade da escola, mas podem abrir o olhar para outras visões, outros momentos e importantes ações que a gente necessita”, descreveu a subsecretária Gláucia. 

Cerca de 3.400 servidores participarão da formação divididos em três entradas, sendo duas ainda neste ano e a terceira em fevereiro de 2024.  O curso possui carga horária total de 114 horas para 100 escolas com maiores desafios gerenciais e 96 horas para as demais, com atividades síncronas e assíncronas para todos os participantes.

“Há aproximadamente um ano, começamos as conversas para conceber esse programa com o desafio de alcançar um número tão significativo de gestores pensando na qualidade do programa, possibilidades de interação e as oportunidades para que eles coloquem a mão na massa. A FJP montou toda uma operação para que tivéssemos estratégias metodológicas que proporcionasse isso ao longo deste programa”, ressaltou Mônica Bernardi, vice-presidente da FJP, fundação responsável pela execução do curso.

Já Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, instituição parceira no apoio e monitoramento da formação, ressaltou a potência da iniciativa. “É um programa robusto de formação de gestores escolares, que caminha para uma troca voltada para desenvolver trilhas que contribuam para a prática gestora, tanto customizada para a prática local, como, diante dos princípios gerais de desafio da educação pública de qualidade, dar conta de termos a incidências mais sustentáveis e duradouras”, disse. 

A live está disponível, na íntegra, neste link. 

Homenagem à servidora Ana Paula Assis

O início da live também foi marcado pela emoção, o secretário de Educação iniciou sua fala pedindo um minuto de silêncio em homenagem à especialista em educação básica Ana Paula Assis, vítima de um acidente fatal envolvendo um carro da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ituiutaba, nesta terça-feira (12/9).

“Obrigado por todo trabalho que você exerceu conosco nesse período. Seu legado estará marcado em sua comunidade escolar e também em toda sua Regional. Obrigado”, disse Igor.

O acidente aconteceu na BR-365, na altura da cidade de Gurinhatã, no Triângulo Mineiro, e deixou outros três servidores feridos, que receberam atendimento médico imediatamente, e outro que ficou ileso. Todos os servidores viajavam para um evento de formação pedagógica.

“Nossos sentimentos a toda família da servidora Ana Paula Assis e a todos da SRE de Ituiutaba. Também peço a todos que em orações, cada um na sua fé, peçam pela pronta recuperação dos outros servidores que também estavam no carro”, completou o secretário.