Educação inicia período de formação para equipes gestoras nas Diretorias Regionais

Tocantins

13.11.2019

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Gerência de Gestão Educacional, iniciou na terça-feira, 5, o período de realização de encontro para formação  de coordenadores regionais de Gestão Pedagógica e Educacional, assessores de fortalecimento da Gestão Escolar, assessores de Supervisão e Orientação Educacional e assessores de Currículo, Formação e Avaliação da Aprendizagem.

O Encontro Pedagógico de Gestão se estenderá até o dia 6 de dezembro, e objetiva tratar da implementação do Plano de Ação do diretor e coordenador pedagógico, do Conselho de Classe Pedagógico e do Monitoramento da Supervisão Educacional.

Com a ação, pretende-se fortalecer e promover espaços para o diálogo entre gestão, supervisão da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes com os técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e, dessa forma, proporcionar orientações e alinhamentos dos instrumentos de gestão implementados nas unidades de ensino.

A Gestão Educacional juntamente com a Gestão Pedagógica realizarão o monitoramento nas 13 Diretorias Regionais de Educação para garantir a prática de avaliação e autoavaliação dos indicadores e metas do Plano de Ação do diretor e do coordenador pedagógico, para assegurar o Conselho de Classe Pedagógico como instrumento de rotina das unidades escolares.

O Projeto Político Pedagógico é o planejamento da unidade escolar, ao passo que o Plano de Ação do diretor e do coordenador pedagógico é o instrumento de gestão que necessita, também, de orientações para a discussão, articulação, implementação e materialização das ações, alinhados ao Documento Curricular do Tocantins (DCT) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo Maria do Socorro, diretora Regional de Educação de Miracema, a formação proporciona mais segurança para o desenvolvimento do trabalho. “Nos sentimos mais preparados para enfrentar os desafios com segurança e conhecimento dos processos de gestão. Formações como estas devem acontecer de forma constante, devido garantir o conhecimento necessário aos técnicos para a resolução de possível problemas”, pontuou.

Conforme Lêda Maria Tomazi Fagundes, gerente de Gestão Educacional, os encontros formativos irão ocorrer nas 13 Diretorias Regionais de Educação. “É importante realizar os encontros como orientações de etapas de planejamento, execução e monitoramento das ações da Gestão. As ações irão impactar no resultado da aprendizagem dos alunos, visto que são trabalhadas com indicadores de processo e de resultados. Esses indicadores são mensuráveis, com metas direcionadas ao alcance de resultados na Educação do Tocantins”, finalizou.