Tocantins
07.02.2020Guilherme
Gandara/Governo do Tocantins
Mais um ano letivo inicia na rede estadual de Ensino do Tocantins. Nesta segunda-feira, 3, cerca de 150 mil estudantes voltam à jornada em busca do aprendizado. Nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) acontecem recepções aos estudantes e aulas inaugurais para dar início às aulas de forma lúdica e integrada.
No Colégio Estadual Conceição Brito, em Fátima do Tocantins, a recepção foi feita aos professores e estudantes, que receberam homenagens, lembranças e participaram de um café da manhã coletivo, antes de iniciar as aulas.
Para a estudante Vitória Vieira da Costa, da 2ª série do ensino médio, voltar às aulas é o recomeço de um mundo de possibilidades. “Estou animada com tantas atividades que iremos fazer neste ano, teremos a oportunidade de produzirmos um livro, com a nossa cara, com nossa identidade e estamos todos felizes e animados, além da minha preparação para o Enem, que será intensa”, apontou.
Diretora da unidade escolar, Francinete Bandeira Marinho compartilhou as expectativas para o ano. “Os alunos chegaram animados com o novo ano e isso dá entusiasmo a toda equipe escolar que está pronta e motivada, com muitas expectativas, para colocar em prática projetos de aulas dinamizadas, inovadoras e envolventes com atividades que priorizem a participação dos alunos”, explicou.
Gurupi
Na Diretoria Regional de Educação de Gurupi, a equipe pedagógica visitou as unidades escolares para participar das atividades. A diretora regional, Claudia Moreira, participou da recepção dos estudantes no Colégio Estadual Joaquim Pereira da Costa e reforçou o compromisso da equipe com as escolas.
“Nossa proposta é trabalhar com a dinâmica do diálogo, da transparência e da transformação na busca de continuar oferecendo uma educação de qualidade. A razão do nosso trabalho é o estudante e, por isso, ele é o nosso foco, para que sejam sujeitos de sua história”, frisou.
Euvanice Rodrigues de Paula, diretora da Escola Estadual Dr. Valdir Lins, de Gurupi, também frisou a importância do papel do estudante na rotina escolar. “Estamos recebendo os alunos com muita alegria e animação, por meio de dinâmicas, com corredor humano, incentivando a motivação. O objetivo é trazer uma reflexão e incentivar o protagonismo juvenil, para que eles se sintam acolhidos, já que a escola só existe por conta deles”.