Educação Infantil terá brincadeiras, contação de histórias e comida saudável

Distrito Federal

25.11.2020

Inscrições para estudar na rede pública estão abertas até dezembro – não deixe para a última hora!

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2021 será ano de muita diversão e aprendizado para crianças de 0 a 5 anos matriculadas na rede pública de ensino do DF. Um dos carros-chefes do projeto pedagógico será o “Brincar como Direito dos Bebês, das Crianças Bem Pequenas e das Crianças Pequenas”, idealizado pela Diretoria de Educação Infantil. Como o próprio nome diz, a ideia será explorar as brincadeiras em seus mais diversos aspectos para ajudar no desenvolvimento dos pequenos.

O objetivo desse projeto é mostrar que a brincadeira é fator fundamental para o desenvolvimento

Foto: Mary Leal, Ascom|SEEDF

sadio da criança, pois é por meio dela que há aprendizado, experiências com o mundo, relações sociais, desenvolvimento da autonomia de ação, organização das emoções, além de estimular a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. Essa orientação é levada aos pais, profissionais da educação, bem como as sugestões de atividades com os pequenos estudantes.

“A importância do brincar é muitas vezes banalizada na sociedade, mas é essencial na formação da criança. O projeto traz ações que oportunizam esses momentos e fundamentam para as famílias os motivos e a importância das brincadeiras”, destaca a diretora de Educação Infantil, da SEEDF, Andréia Martinez.

O projeto foi idealizado a partir das experiências e situações que os profissionais da rede pública de ensino vivenciaram durante a pandemia e as expectativas a respeito das necessidades das crianças para 2021. Além disso, 18 unidades da SEEDF também estão participando de uma pesquisa da Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri), que mostra como diagnóstico preliminar a necessidade do estímulo das brincadeiras, especialmente no contexto social de isolamento vivido durante a pandemia da Covid-19.

As atividades propostas no “Brincar como Direito dos Bebês, das Crianças Bem Pequenas e das Crianças Pequenas” podem ser realizadas tanto de forma presencial com a interação direta criança/professor, quanto no contexto de ensino remoto com a mediação dos pais e responsáveis no processo.

 ✎◞ Plenarinha

A Plenarinha já vai para a sua nona edição em 2021, e faz  parte dos eixos de trabalho para a Educação

Foto: Mary Leal, Ascom|SEEDF

Infantil. Esse projeto pedagógico visa fortalecer o protagonismo infantil nas unidades de ensino públicas do DF e nas instituições parceiras que ofertam a educação infantil e o 1º ano de ensino fundamental.

Os pequenos são estimulados a entrar no mundo das histórias para conhecer, ouvir, sentir, contar, imaginar e criar suas próprias fábulas, por meio de brincadeiras e vivências. As atividades ocorrem ao longo do ano nas unidades escolares e parceiras da rede pública. As atividades surgem a partir da leitura de livros e seguem com outras ações lúdicas livres.

 ✎◞ Inspiração

O ano de 2021 vem chegando ainda com algumas incertezas para a humanidade. Não se sabe até quando o isolamento vai durar, se será parcial ou não, e como se dará a retomada das atividades sociais devido aos casos da Covid-19. Apesar disso, a SEEDF tem uma certeza: a aprendizagem nunca pode parar.

A história do ensino no Jardim de Infância, da 404 Norte, mostra que é possível seguir com o processo de ensino de maneira criativa e interativa, independente do contexto social em que vivemos. Em 2020, eles implementaram o Projeto Rádio Live Jardim para incentivar os professores a uma formação continuada que permitisse ampliar e adequar as suas práticas pedagógicas, os recursos digitais no contexto da sala de aula na plataforma virtual.

A escola propiciou um ambiente interativo entre os professores, estudantes e famílias utilizando as transmissões de vídeos. A Rádio Live Jardim trabalhou juntamente com os eixos transversais do Currículo em Movimento da Educação Infantil da SEEDF: Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação para os Direitos Humanos e Educação para a Sustentabilidade no ambiente digital.

“O projeto favoreceu a comunicação pela linguagem oral entre as próprias crianças e com os adultos por meio da expressão dos seus pensamentos. As crianças vivenciaram uma prática educativa direcionada às múltiplas linguagens, que se apoiam nos direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer, bem como o fortalecimento dos seus direitos de aprendizagens e desenvolvimento”, conta a vice-diretora da unidade, Maria Fernanda de Freitas.

A Rádio Live Jardim vai continuar em 2021 com formato atualizado, de acordo com as necessidades que surgirem ao longo do próximo ano. O programa faz parte do planejamento pedagógico do Jardim de Infância, da 404 Norte, que inclui ferramentas tecnológicas e o ambiente virtual na realidade educacional da unidade.

 ✎◞ Alimentação saudável

Foto: Vladimir Luz, Ascom|SEEDF

Os hábitos alimentares voltados para manter a saúde dos estudantes e da família seguem em 2021. A educação alimentar e nutricional é trabalhada de maneira multidisciplinar na rede pública de ensino do DF. As creches e escolas levam informações aos estudantes durante o ano voltado para esse tema.

Um exemplo dessa integração escola, alunos e família está no Centro de Educação Infantil (CEI), Tocando o Mundo, que fica no Gama. O local é parceiro da SEEDF e atende crianças a partir de 2 anos. Eles desenvolveram atividades em conjunto nos aspectos pedagógico e nutricional: brigadeiro de cenoura na Páscoa, bolo temático sobre o Dia da Consciência Negra e por aí afora.

“Em 2021 vamos aprimorar nossos projetos e continuar trabalhando a temática da importância da saúde”, destaca a nutricionista do CEI Tocando o Mundo, Hellen Sanlai. Nesse ano, eles produziram vídeos chamando os pais e crianças a fazerem receitas, desafios de brincadeiras lúdicas e muito mais. A criançada colocou a mão na massa, como na família de Thaíse Alves, que é mãe da pequena Jhenifer, 4 anos. Ela estuda no CEI Tocando o Mundo e participou das várias propostas feitas pela unidade educacional.

“Fizemos as receitas, participamos dos desafios e seguimos desenvolvendo as tarefas ao longo desse ano. A Jhenifer amava fazer as receitas, e eu também! A creche colocava as atividades nas redes sociais da escola e na plataforma on-line da Secretaria de Educação. Eu percebi a evolução da minha filha durante o ano e me senti muito apoiada”, conta Thaíse.

 ✎◞ Formação continuada

A Diretoria de Educação Infantil da SEEDF também seguirá com formações para os professores dessa etapa de ensino, em 2021. São cursos, encontros e palestras organizados pela própria Diretoria, pelas coordenações regionais de ensino e pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE).

* Fotos produzidas antes da pandemia da Covid-19.


Thaís Rohrer – Ascom/SEEDF