Educação Infantil compartilha dicas para não ficar parado no isolamento

Distrito Federal

24.03.2020

Nas redes sociais, as publicações sugerem atividades educativas que as famílias podem fazer em casa

Pais, mães e responsáveis pelas crianças da educação infantil terão um papel fundamental durante a suspensão das aulas: vão substituir os professores que, como eles, estão em casa para evitar que a pandemia do coronavírus se espalhe. Por isso, a Secretaria de Educação está compartilhando dicas nas redes sociais. A ideia é manter as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade em ação.

As publicações com sugestões e orientações podem ser encontradas no Instagram oficial da Diretoria de Educação Infantil.

“Nossa equipe já fez uma série de propostas para atividades por duas semanas, com a interação dos estudantes com os pais. Mas se trata de um estudo dirigido, com uma sequência pedagógica”, explica o subsecretário da Educação Básica, Helber Vieira.

Educação InfantilQtdade
Escolas270
Crianças 0 a 5 anos45.965
Creche- Crianças de 0 a 3 anos734 (creches totalmente públicas)
Pré-escola – Crianças45.231

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Estudos em andamento

No momento, todas as áreas da Secretaria estão envolvidas em um estudo sobre a oferta de educação a distância desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, que será divulgado oportunamente, assim que for aprovado pelo secretário de Educação, João Pedro Ferraz. O projeto, em desenvolvimento, está entre as propostas em estudo pela Secretaria para proporcionar aos estudantes a conclusão do Ano Letivo 2020.

O trabalho compartilhado nas redes sociais sugere, entre outras atividades, desenhar formas diferentes, brincadeiras, trabalhos artísticos e até apoiar na organização e limpeza da casa.

“São atividades educativas que as famílias podem fazer com os estudantes em casa e que contribuem para o processo de constituição das aprendizagens e desenvolvimento das crianças”, explica a diretora da Diretoria de Educação Infantil (DIINF), Andréia Pereira de Araújo Martinez.

Nathália Borgo, Ascom/SEEDF