Roda de conversa aborda diversidade com alunos do Centro Estadual de Tempo Integral Darcy Araújo

Piaui

28.04.2023

A educação inclusiva é um aspecto fundamental para propiciar um processo de aprendizagem de qualidade e acessível aos estudantes. Nesse sentido, a Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID), realizou uma roda de convivências no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Darcy Araújo, localizado na zona leste de Teresina, na manhã desta sexta-feira (28). A ação integra o Projeto Diversidade na Escola, que pretende sensibilizar e nortear os alunos sobre as temáticas que envolvem os Direitos Humanos e as questões de identidade de gênero.   

O trabalho foi realizado em parceria com equipe multidisciplinar da 20ª GRE, com a Diretoria de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC e com o Centro de Referência LGBTQIA+ Raimundo Pereira, contemplando o público estudantil do 6º ao 9º ano.  

Segundo Cláudio Rodrigues, coordenador de Educação e Diversidade da Seduc, o momento possibilitou a troca de informações sobre orientação sexual e identidades de gênero, levando em conta o respeito às diferenças, principalmente entre colegas de turma. “Na ocasião, os estudantes indagaram sobre algumas questões debatidas durante a exposição dos temas. A escola é composta por estes diferentes sujeitos, os quais, estão hoje amparados pelas legislações educacionais vigentes que reconhecem estas particularidades. No entanto, a dificuldade em efetivar o direito adquirido limita a percepção deles quanto à sua plena cidadania. É por isso que esse debate é fundamental na escola”, explica.  

Também participaram da ação o coordenador do Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, Victor Kolozwski, e Joseane Gomes, Gerente de Enfrentamento à LGBTFOBIA da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC.