Educação inclusiva ampliará oferta de cursos técnicos para pessoas com deficiência no Piauí

Piaui

24.01.2024

Com o objetivo de fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços educacionais, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, se reuniu com o Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, e com a Presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campo Maior, Ivanilda Gomes, na terça-feira (23).

Entre os encaminhamentos da reunião, os gestores alinharam a oferta de cursos de formação inicial e continuada e Educação Profissional, Técnica e Tecnológica para os estudantes com deficiência.

Outro ponto abordado no encontro foi o andamento das obras nos Centros de Atendimento de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, ações que fazem parte do Plano de Educação Especial e Inclusiva, que está em fase final de ajustes para o lançamento.

“Nós estamos acelerando todas as obras dos centros de atendimento às pessoas com deficiência em uma parceria entre a Seduc e Seid e também a expansão das salas de Atendimento de Educação Especializada (AEE) nas escolas Seduc. Essas salas são muito importantes para o atendimento educacional especializado dos nossos alunos com deficiência”, comentou o secretário Washington Bandeira.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, explica que os cursos de qualificação serão expandidos para pessoas inseridas ou não na rede pública de ensino. A ação faz parte do Programa de Empregabilidade e Empreendedorismo “Todos pela Inclusão”, que incentiva inclusão de pessoas com deficiência no mundo de trabalho.

“O nosso foco é promover a inclusão de jovens com deficiência na escola e no mundo do trabalho. Estamos unimos forças para tornar o acesso à educação um processo mais acolhedor e acessível”, contou Mauro Eduardo.

No encontro estavam presentes os Superintendentes da Seduc, Rodrigo Torres e Viviane Faria.