Pará
09.04.2024O município de Inhangapi, no nordeste do Pará, vai receber do Governo do Estado, uma unidade do programa "Creches Por Todo o Pará", por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). O convênio para construção da unidade foi anunciado pela vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, nesta terça-feira, 9.
"Eu como mãe, como mulher, fico muito feliz de participar deste momento, porque a gente sabe que as mulheres precisam ter a oportunidade de ir para o mercado de trabalho se assim desejarem. Contar com uma creche é a oportunidade para que a mãe deixe seu filho em um local seguro e também para que as crianças possam estudar, aprender, socializar, isso é muito importante na formação da criança. Então a creche atende à família como um todo, por isso é um motivo de muita alegria termos esse Programa que vai construir creches por todo o Estado do Pará", destacou Hana Ghassan.
"Tenha certeza que Inhangapi não vai ganhar uma creche, vai ganhar 'A Creche', totalmente equipada, moderna, funcional, que vai dar conforto não só para as crianças que vão ser acolhidas, mas também para os profissionais que ali vão trabalhar", reforçou o secretário adjunto de Infraestrutura da Seduc, Arnaldo Dopazo.
O prefeito de Inhangapi, Egilasio Feitosa, celebrou a parceria entre Estado e Município para a nova unidade na cidade. "Desde já, agradecemos ao governador Helder Barbalho e nossa vice-governadora Hana por estar aqui neste momento, um momento feliz para o município de Inhangapi e para nós, como gestor dessa cidade. É excelente poder participar com vocês deste momento", disse o gestor municipal.
Iniciativa - O "Creches por todo o Pará" é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 150 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.
Cada uma das unidades terá capacidade para atender pelo menos 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do programa já foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, e atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc
Foto: Bruno Cecim / Agência Pará